Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O ano de 2012 ficará gravado para sempre no coração torcedor votuporanguense. O CAV (Clube Atlético Votuporanguense) fez "barba, cabelo e bigode" nos gramados paulistas e no último domingo, com justiça, para delírio de sua fiel e apaixonada torcida, conquistou o título de campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A vitória veio com uma atuação impecável do artilheiro da competição, Romário, que marcou por duas vezes.
No último domingo, 4984 pessoas que foram ao Estádio Municipal Plínio Marin testemunharam o capitão Willian Baiano erguendo a taça. O título corou o trabalho sério realizado pela diretoria, principalmente pela diretoria, Cabo Valter, Mineiro e Kléber Magalhães, que iniciaram os contatos para a formação do elenco no ano passado, após a eliminação contra o Guaçuano, na contratação do técnico China.
A Votuporanguense iniciou a pré-temporada antes de todos, encarou amistosos e jogos-treinos com adversários qualificados, buscou jogadores que brilharam na Segundona 2011, para montar uma verdadeira "seleção", para finalmente, após duas tentativas frustradas, com dolorosas eliminações, buscar o título e o acesso em 2012.
O jogo
O primeiro ataque da partida já aconteceu nos primeiros segundos, com Marcinho em jogada de linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Willian Baiano bateu e o zagueiro Elsinho, no primeiro pau, cabeceou por cima. Aos oito, o artilheiro Romário, da Votuporanguense, fez jogada individual pela esquerda e bateu rasteiro, para defesa do goleiro do São Vicente, Clebão.
Como toda decisão, o jogo era bastante nervoso, com muitos passes errados das duas equipes. O time do técnico China insistia nas jogadas pelo meio. Assim teve outra boa chance de gol, com a finalização de Fabinho, que passou cruzando a meta. No lance seguinte, Uélison foi derrubado na área: pênalti, que o artilheiro Romário bateu colocado, no meio, marcando seu 17º gol na competição.
Com o placar aberto e o resultado a favor, a Votuporanguense seguiu pressionando. Romário fez excelente jogada pela direita e cruzou à meia altura. Fabinho mergulhou na primeira trave e cabeceou por cima. As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. Por causa do calor, o árbitro concedeu uma parada técnica aos 22 minutos. No primeiro ataque após o retorno do jogo, Willian Baiano deu passe para Romário, que fintou dois defensores, mas prendeu demais a bola e perdeu a chance de bater para o gol. Mas Romário não é o artilheiro do campeonato à toa. Depois de perder duas chances claras, ele teve a terceira após uma bola rebatida pelo volante Marcelo, na qual o jogador tentou isolar, mas chutou em cima do camisa nove e a bola entrou mansamente no canto esquerdo.
Festa
Dai por diante, foi só festa. Nas arquibancadas, o torcedor já sabia que nada mais impediria o grito de "é campeão". Ao apito final, os jogadores do CAV fizeram a festa. Após Willian Baiano, o capitão erguer a taça dourada, emocionados, os atletas foram para a "galera", com direito a volta olímpica, para delírio da torcida. Ontem, as comemorações ganharam as ruas da cidade, com direito a desfile em carro aberto.
Ficha técnica:
Votuporanguense 2x0 São Vicente
Votuporanguense: Cairo; Emerson Santos, Elsinho, Rufino e Uélison; Fabão (Gabriel), Sigmar e Willian Baiano; Fabinho (Marquinhos), Romário e Marcinho (André Soares).
Técnico: China.
São Vicente: Clebão; Flavio, Natan, Marcio e Danilo (Lino); Diogo, Marcelo, Lutcho (Magno) e Dodô; Waguininho e Leandrão (Esquerda).
Técnico: Cristiano Troisi.
Gols: Romário (pênalti), aos 26 minutos do primeiro tempo e aos 33 minutos do segundo tempo;
CA: Marcelo, Flavio, Diogo, Dodô (SV); Fabinho, Romário (VOT).
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza;
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Alex Alexandrino;
Quarto árbitro: Giuliano Dutra Pellegrini;
Público pagante: 4.984;
Renda: R$ 33.700,00;
Local: Estádio Plinio Marin, em Votuporanga;
Data: 21 de outubro, às 10h;