Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O plantio de mudas para o projeto “Vida ao Marinheirinho”, da Saev Ambiental, irá começar na segunda quinzena deste mês. Ao todo, são 85 produtores rurais que estão participando da iniciativa, de forma direta (dando anuência para plantios em suas terras) ou indireta (que serão beneficiados).
A coordenação do programa é feita pela Saev Ambiental, Prefeitura de Votuporanga e Associação dos Produtores Rurais do Marinheirinho e conta com recursos da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Caixa Econômica Federal e Agência Nacional de Água (ANA).
Com investimentos de R$ 3,3 milhões, durante os próximos dois anos o Córrego receberá um intenso trabalho de plantio, educação ambiental de produtores e população do entorno, cercamento de APPs (Áreas de Preservação Permanente) de nascentes e córregos.
O Programa “Vida ao Marinheirinho” tem seu foco em uma área de 2.042,92 ha, situada à montante da represa de captação do Córrego do Marinheirinho em Votuporanga, onde estão inseridas 85 propriedades rurais, 36 nascentes e 169,36 ha de APP’s em estágio avançado de degradação.
O projeto Olhos D'água (da ANA e do FSA - Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal), está em andamento, somente aguardando novas definições no Código Florestal para determinação das áreas de APP - áreas de Preservação Permanente. No entanto, já foram feitos levantamentos e trabalhos de campo.
A iniciativa do DER também está acontecendo. Segundo informações do DER, já iniciou o processo de licitação para contratação das empresas que farão o preparo da área, plantio e manutenção. O órgão terceiriza todas as atividades através de processo licitatório.
Já o programa Mina D'Agua - Pagamento por Serviços Ambientais, da SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição( FECOP), também está em andamento. Em breve, será lançado o edital de convocação para os produtores que desejarem participar.
Segundo a bióloga Simone Neiva Rodella, o objetivo do programa é a revitalização ambiental da porção montante da represa da Saev Ambiental, na microbacia do Córrego Marinheirinho, bem como recuperação de nascentes, com a meta de aumentar a vazão e qualidade da água para o sistema de abastecimento público.” A expectativa é de que o programa promova a reversão de intenso processo de degradação de recurso hídrico envolvendo toda a comunidade o entorno num esforço conjunto, em busca de melhor qualidade de vida e promoção da sustentabilidade local e regional”, destacou. Simone frisou que os produtores estão participando ativamente.