É permitido levar santinho com os números de candidatos, pois isso torna mais ágil o processo
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Chegou o grande dia! A eleição será hoje, das 8 às 17h. Serão escolhidos candidatos para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador. O chefe do Cartório Eleitoral, Ivan Oliveira de Sousa, ressaltou que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Facultativo para analfabetos e aqueles com idade entre 16 e 18, "Os documentos exigidos devem ser oficiais com foto, que comprove a identidade, como passaporte, RG, reservista, CNH e carteira de trabalho. Os locais de votação devem ser pesquisados nos sites do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral)", disse.
Os eleitores com preferência nas filas são os candidatos, juízes, servidores da Justiça Eleitoral, mesários, promotores, policiais em serviço, eleitores maiores de 60 anos, com mobilidade reduzida ou deficiência, grávidas e lactantes.
Ivan destacou que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode ter ajuda de terceiro. A ordem de votação será vereador e depois prefeito e vice.
É permitido levar santinho (cola) com os números de candidatos no dia da eleição, pois isso torna mais ágil o processo de votação.
Voto em branco
O chefe do Cartório explicou que o voto em branco é aquele que o eleitor manifesta a sua vontade de não votar em nenhum partido ou politico, apertando branco. "Não é computado como voto válido, não vai para nenhum candidato, partido politico ou coligação", afirmou.
O eleitor pode ainda votar na legenda do partido. "Se digitar os primeiros números, deixando de votar os últimos três, será valido, somando aos votos nominais para o cálculo do coeficiente eleitoral e partidário", complementou.
Propaganda eleitoral
No dia da eleição, a manifestação deve ser individual e silenciosa, da preferência do eleitor, por partido politico, coligação ou candidato, por meio do uso de bandeiras,broches e adesivos. É considerado crime a seguinte prática: boca de urna, arregimentação de eleitor, uso de alto falante e amplificadores, promoção de comício e carreata, divulgação de qualquer espécie de propaganda politica.