Da Redação
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Nayara Nasso de Souza Dutra, participou da 12ª Expoepi - Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, realizada neste mês de outubro, em Brasília. Difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos objetivos centrais do evento. “A Expoapi serviu como um meio de buscar novas experiências, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do trabalho de prevenção e controle das doenças de notificação compulsória da Vigilância Municipal”, esclareceu a enfermeira.
Foram promovidos por meio de painéis e mesas redondas, debates técnico-científicos relevantes para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde; temas como: leishmaniose, dengue, tuberculose, hanseníase, coqueluche, entre outros, foram abordados no evento.
Os profissionais que atuam no SUS tiveram a oportunidade de inscrever seus trabalhos técnico-científicos, decorrentes de pós-graduação na área de saúde coletiva ou afins, realizados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública.