Da Redação
Hoje, 21 de outubro, tem início a 42ª edição do horário de verão. A partir da meia-noite, os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. A duração do horário de verão será de 119 dias, com o término à meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2013. Durante este período a expectativa de redução no consumo de energia elétrica na área de concessão da Elektro será de 0,55 %.
Votuporanga
A empresa estima que a economia de consumo alcançará 29.000 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Votuporanga, com cerca de 85 mil habitantes, durante 58 dias, e a cidade de Andradina, com 55 mil habitantes, por 60 dias. No período de pico, a expectativa é redução de 4,5 % na demanda de energia.
Objetivo
O principal objetivo do horário de verão é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. As cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair.
Essa redução reflete em todo o sistema elétrico brasileiro, proporcionando uma melhoria na qualidade e na segurança operacional do sistema, e isso é especialmente importante para as cidades litorâneas, onde a alta temporada causa aumentos significativos no consumo de energia elétrica, principalmente no horário de pico.