Jura (centro) falou do problema para o jornal A Cidade e que pedirá posto da PM na Zona Norte
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O vereador eleito Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PT), quer reunir toda a população da Zona Norte para uma mobilização pública. Jura quer tratar sobre o fechamento do 2º DP (Distrito Policial) do bairro Pozzobon.
O encontro será nesta quarta-feira, a partir das 20h, no Salão Paroquial Santa Joana Princesa, localizado na rua Antônio Serafim Queiróz, 2548, no Pozzobon.
Jura é contra o projeto do governo estadual de reengenharia dos Distritos Policiais. Em Votuporanga, apenas os três Distritos Policiais (bairros Pozzobon, São João e na área central) serão aglutinados. As delegacias especializadas (DDM, DIG e Dise), Seccional e Plantão, continuam com os atendimentos sendo realizados no mesmo local. “Embora a região Norte seja a região que mais cresce, em todos os aspectos, aumentando a demanda por serviços públicos, convivemos agora com a preocupação gerada pela possibilidade de fechamento do Distrito Policial da Zona Norte. Para justificar a iniciativa, o governo do PSDB deu o pomposo nome de “reengenharia de segurança”, que consiste na unificação do 2º Distrito Policial ao 1º Distrito Policial, que por sinal é pequeno, antigo, conta ainda com a cadeia pública e está do outro lado da cidade”, disse.
Com esta transferência, qualquer ocorrência da Zona Norte, deverá ser feita no 1º DP. “A distância de uma unidade para outra é de três quilômetros, sem contar com o gargalo do trânsito. A viatura da valorosa policia militar terá que se deslocar, deixando essa grande região sem proteção”, ressaltou.
“Não é demais lembrar que o bairro conta com comércio atuante, três unidades bancárias, lotéricas e agência de correios, que são lugares que movimentam grandes somas de dinheiro. Assim, se faz necessário, que a comunidade se mobilize para se manifestar e posicionar a respeito desta decisão”, complementou.
Em entrevista ao jornal A Cidade na última semana, Jura apontou a preocupação com a falta de segurança sem o DP e destacou que pedirá um posto da Polícia Militar na Zona Norte.