Junior Marão foi o entrevistado de ontem da Rádio Cidade, no programa Jornal da Cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, recebeu ontem, às 11h, o prefeito Junior Marão para uma entrevista, contando os projetos para o final deste ano e os trabalhos no novo mandato, que começa no próximo ano. Até o final do mês, o prefeito deve inaugurar a creche Professor Floriano Marzochi, no Jardim Monte Alto. Além disso, o prefeito assinou convênio na última quarta-feira para a construção de mais uma creche, que será no residencial Monte Verde.
A liberação desta creche-escola foi intermediada pelo deputado estadual Carlão Pignatari junto às Secretarias de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Social.
O prefeito assinou o termo de adesão para que o governo possa desenvolver o projeto para a liberação do recurso. Em contrapartida, o município cederá o terreno e ficará encarregado da execução das obras. A creche-escola vai abrigar crianças de um a três anos de idade que pertencem ao Conjunto Habitacional Monte Verde.
Estavam presentes na audiência o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, o secretário de Educação, Herman Voorwald, e o secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo.
A construção e ampliação de creches é uma das prioridades da administração municipal e a do Monte Alto vai ajudar a reduzir a fila de espera. O crescimento da cidade fez crescer a demanda. “Tínhamos praticamente zerado o déficit até o meio do ano, mas chega o final do ano, a busca por vagas aumenta. Muitas famílias mudando para cá e crianças nascendo, por isso, precisamos aumentar significativamente o número de vagas”, disse o prefeito.
O município aumentou de 1.900, no ano de 2009 para 3.100, em 2012, a quantidade de crianças em creches e deve chegar a 3.500 em 2.013.
O governador deve vir em novembro para a assinatura do convênio para a creche no Monte Verde.
Escola no São Comes
O prefeito ressaltou que foi preciso priorizar a construção de creches em seu primeiro mandato, por isso não foi construída a escola no bairro São Cosme. “O número de crianças no ensino fundamental caiu nos últimos quatro anos na rede municipal, porque tivemos a abertura da escola do Sesi e muitas crianças foram para lá”, explicou o prefeito.
Com o crescimento do índice de empregabilidade na cidade, aumentou a demanda pelas creches. Em dois anos, o município deve ter quatro mil crianças em creches. “Por isso corremos e aplicamos todos os nossos recursos na construção e ampliação de creches. Terminando isso, a primeira escola que vamos construir será no São Cosme, já temos o terreno, ao lado da avenida do linhão, o projeto já está pronto e a nossa intenção é começar a construção no ano que vem”, disse o prefeito.