Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Os estudantes, professores e funcionários do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são os responsáveis pela limpeza da praça localizada na rua Barão do Rio Branco, nas proximidades da escola há aproximadamente dois anos, por meio do projeto Adote do Verde, da Saev (Superintendência de Água e Esgoto de Votuporanga) Ambiental. Uma atitude de cidadania e valorização ao meio ambiente.
Na tarde da última quinta-feira, 18 alunos do curso de aprendizagem industrial (marcenaria), com idades entre 14 e 18 anos, estavam no local, acompanhados do instrutor Márcio Donizete Gasparoto.
“Esta é uma atitude importante para a preservação ambiental e um trabalho social. Os adolescentes ampliam a consciência com relação ao valor do meio ambiente. Antes de se dirigirem à praça, os adolescentes cantam o hino nacional no Senai”, explicou o instrutor.
O Senai faz um cronograma de limpeza, intercalando as turmas e os instrutores. Toda semana os alunos retiram toda a sujeira da praça. Um trabalho de equipe de aproximadamente 20 minutos.
Além disso, tem também a arborização e paisagismo, com a ajuda dos professores e funcionários do Senai. A praça conta com árvores frutíferas de amora, caju e pitanga.
O programa Adote o Verde é uma iniciativa da Prefeitura e Saev Ambiental que busca a parceria com pessoas físicas ou jurídicas para a adoção de espaços verdes, como praças, canteiros de avenidas e reservas naturais. O Adote o Verde foi instituído pela lei 4737, de 3 de março de 2010, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. Pela parceria, os adotantes ficam responsáveis pela execução e conversação de melhorias urbanas, ambientais ou paisagísticas na área adotada e o Poder Público pelo processo de seleção, conta de energia elétrica, fornecimento de mudas, e, em casos de vandalismo, em repor as peças urbanas danificadas.
Os interessados devem entrar em contato pelo (17) 34059195 para agendar uma visita da Comissão do Adote o Verde. Mais informações em www.saev.com.br