A partir das 7 horas de domingo o estacionamento de veículos também será proibido em alguns locais
Da Redação
Ruas repletas de santinhos de candidatos infelizmente são o cenário que todos os brasileiros se deparam nos dias de eleição. Porém, em Votuporanga certamente os eleitores não encontrarão esta cena no próximo domingo, 7 de outubro. A pedido da Promotoria de Justiça, a Saev Ambiental programou limpeza das ruas nas imediações dos 24 locais de votação a partir das 5 horas da madrugada do dia da eleição.
“Uma cidade que cuida do meio ambiente todos os dias do ano não poderia deixar de zelar pelas ruas em um dia tão importante para a democracia”, afirmou o secretário de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo.
Embora seja uma prática permitida pela legislação eleitoral, a distribuição de volantes, folhetos, santinhos e outros impressos após as 22 horas da véspera da eleição é proibida, conforme relata o artigo 12 da lei 9.504/97. “Por isso, muitos candidatos ‘despejam’ materiais nas ruas na noite que antecede o pleito para garantir suas propagandas no dia da votação. Mas, em Votuporanga o respeito pelo meio ambiente prevalecerá”, garantiu Gallo.
Esquema de trânsito
A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes, divulgou o esquema de trânsito que será desenvolvido para auxiliar o trabalho de apuração de votos do Cartório Eleitoral de Votuporanga durante as Eleições que acontecerão no domingo.
Segundo o departamento, o trânsito ficará impedido para o tráfego de veículos a partir das 16 horas do dia 07 de outubro (domingo) nos dois sentidos da rua São Paulo, no trecho compreendido entre as ruas Piauí e Mato Grosso.
A partir das 7 horas de domingo o estacionamento de veículos também será proibido em alguns locais nas proximidades do Cartório Eleitoral e seguirá até o fim da apuração realizada no domingo. Segundo o cronograma do departamento o estacionamento ficará proibido na rua São Paulo entre as ruas Piauí e Mato Grosso e na rua Piauí no quarteirão entre as ruas São Paulo e Bahia.
Todo o esquema montado pelo departamento foi elaborado para evitar aglomeração de veículos em frente ao cartório, possibilitando, assim, a chegada mais rápida dos arquivos encaminhados pelos locais de votação para apuração.
O Departamento informou ainda que o estacionamento de veículos existente no lado direito da Rua Alagoas, entre as ruas São Paulo e Amazonas, será utilizado para embarque e desembarque de eleitores transportados por ônibus e micro-ônibus credenciados.
Vale ressaltar que as vagas de estacionamento exclusivas para Deficientes Físicos e Idosos existentes nos locais de votação, deverão ser utilizadas por pessoas que possuam o Cartão de Identificação, conforme Resolução 303 e 304/2008.