Serão realizadas cirurgias de catarata, torrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, urologia e outros
Da Redação
A Santa Casa de Votuporanga vai participar do mutirão nacional de cirurgias eletivas. Trata-se de um conjunto de ações para expansão da realização de cirurgias de catarata no país. A estratégia faz parte da Política Nacional de acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, lançada pelo governo federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde liberou R$ 124 milhões para o Estado de São Paulo.
Os procedimentos cirúrgicos foram alocados em três componentes: I - para os procedimentos de cirurgia de catarata; II - para os procedimentos de especialidades e de caráter prioritário, como os da otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, urologia e outros; III - para cirurgias de média complexidade compreendidas como relevantes para a ampliação do acesso e de acordo com as necessidades de cada região, que poderão ser selecionadas de uma relação de 695 procedimentos previstos.
Na Santa Casa de Votuporanga, o projeto de cirurgias eletivas começou neste mês de outubro e tem prazo final até julho de 2013.
“Um dos objetivos é zerar a fila de cirurgia de catarata e promover melhor qualidade de vida para essas pessoas. É preciso proporcionar que as pessoas voltem a ler e escrever e se inserir no mercado de trabalho”, destaca o deputado estadual Carlão Pignatari.
Os pacientes que são atendidos pelo SUS são submetidos a triagem, avaliação de exames e em seguida ao procedimento cirúrgico. Se houver algum problema durante ou o pós-cirúrgico, o paciente será encaminhado a um serviço de referência do Estado.