Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga vive atualmente a redução drástica dos números de dengue. Neste ano, foram registrados 14 casos positivos até o momento. Já em 2011, foram 277 confirmados e 899 suspeitos (de janeiro até outubro).
Segundo o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), a queda nos números é reflexo do sorotipo da doença (ciclo), que já circula no município há mais de 10 anos. Para manter esta diminuição, a equipe de saúde realiza ações de conscientização e prevenção ao mosquito Aedes Aegipty no decorrer de todo o ano.
Em casos positivos de dengue, a pulverização é feita nos quarteirões ao redor do local afetado. Além disso, são realizados bloqueios em busca de criadouros; varredura (coleta de recipientes que possam acumular água); orientações a moradores;; visitas de rotina em imóveis especiais e pontos estratégicos.
Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nos olhos e musculares.
A dengue
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença
Nos primeiros seis meses deste ano, 84.535 pessoas tiveram dengue, enquanto que, em 2003, as notificações chegaram a 299.764. Saiba qual é a situação atual da dengue no Brasil e o que tem sido feito para sua erradicação.