Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os votuporanguenses estão utilizando mais água nos dias quentes. Entre outubro de 2011 e outubro de 2012, o aumento no consumo de água foi de 12%, tendo sido 6,13% de aumento somente nos últimos dias, correspondente a 1,4 milhão a mais por dia. Hoje, Votuporanga registra o consumo de 24 milhões de litros de água por dia. No final de setembro, este número era de 22,6 milhões. Em épocas mais frias do ano, cai para em torno de 18 milhões por dia.
A média de consumo é de 250 litros/dia. Já em outubro, segundo a Saev Ambiental, considerando que a cidade tenha 84 mil habitantes esse número saltou para 285 litros/dia. Os dias de maior gasto de água são as segundas e sextas-feiras. A Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza que cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.
Além do alto consumo de água, outro agravante do calor excessivo e da falta de chuva é a falta de reposição de água na represa de captação de Saev Ambiental. O sol forte provoca a evaporação de aproximadamente 1 cm de água por dia. A estimativa é que no último mês o nível da represa baixou em torno de 35 cm.
Já nos poços profundos, mesmo com o resfriamento feito pela equipe, a água chega à casa dos moradores com 2 graus acima da média.
O abastecimento
Para o abastecimento da população urbana e rural de Votuporanga são utilizados os seguintes sistemas: represa de Captação de Água do Córrego Marinheirinho, Poço Profundo da Vila Muniz, Poços 1 e 2 do Distrito de Simonsen, Poço da Vila Carvalho e o Poço Profundo da Zona Norte. “A represa de captação abastece a região central, atendendo 35% da cidade; o Poço Profundo da Zona Norte, atende outros 30% e o Poço Profundo da Zona Sul, responsável por 35%. A rede de distribuição tem 420 km de tubulação e 33 mil hidrômetros”, disse Antonio Carlos Ferreira, químico da Estação de Tratamento de Água e chefe de tratamento de Esgoto da Saev Ambiental.
Números
Em uma casa, com a torneira meio aberta, gasta-se cerca de: 120 litros d’água ao lavar a louça ou tomar uma ducha durante 15 minutos; 12 litros d’água ao escovar os dentes ou fazer a barba durante 5 minutos; 10 litros d’água ao acionar a válvula da descarga durante apenas 6 segundos.
Com uma mangueira, não muito aberta, gasta-se cerca de: 216 litros d’água ao lavar o carro durante 30 minutos (com torneira toda aberta, 600 litros); 279 litros d’água ao varrer a calçada durante 15 minutos.
A cada copo de água que você toma, são necessários pelo menos outros 2 copos d’água, para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.