Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Mercantil do Brasil inaugurou ontem, às 9h, a sua agência de Votuporanga, a 29ª das 53 novas implantadas no interior do Estado de São Paulo. Foram investidos R$1,2 mi na unidade local, que fica na rua São Paulo, 3.509. O padre Gilmar Margotto, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, fez uma benção durante a inauguração.
Osvaldo Marinho, gerente administrativo, e Hermano Nogueira, gerente comercial, serão os responsáveis pelo Mercantil do Brasil em Votuporanga. O atendimento segue horário bancário.
Segundo Valci Braga Rezende, diretor comercial do banco, na escolha dos municípios que receberiam o Mercantil, levaram em consideração o desenvolvimento da cidade, a quantidade de habitantes e de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Votuporanga está em crescimento e queremos participar deste momento”, disse.
Além de atender o pensionista e aposentado, a agência oferece ainda um sistema para o pagamento de contas nas máquinas do autoatendimento. “A máquina faz a leitura do código de barras, a pessoa insere o dinheiro e máquina devolve o troco, inclusive as moedas. Desta forma, qualquer pessoa, sendo cliente ou não, pode pagar suas contas aqui no banco”, explicou Valci. Apenas o Mercantil do Brasil tem este sistema. Inicialmente serão disponibilizadas cinco máquinas.
O banco conta com seis funcionários, quantidade que deve aumentar de acordo com a demanda. O atendimento é diferenciado, com cadeiras e TV para que estiver na espera.
Aos clientes, serão disponibilizados diversos serviços, como empréstimo, poupança, conta corrente, CDC, renda fixa, cartão de crédito, entre outros. Quem recebe pensão ou aposentadoria em outro banco, pode pedir transferência para o Mercantil. Os novos beneficiários já serão destinados para lá automaticamente.
“A nossa principal meta em Votuporanga é atender bem o cliente. Queremos que ele tenha prazer em vir até aqui”, disse Valci.
Na região, há agências em São José do Rio Preto, Araçatuba, Catanduva e Birigui. A inauguração em Votuporanga integra a estratégia de expansão da instituição que passou a otimizar a rede física de distribuição já instalada e se posicionar em cidades nas quais não possuía agências. Para o projeto total, a instituição está investindo R$ 31 milhões.
A estratégia foi impulsionada pela conquista, em 2009, de cinco lotes do leilão do INSS, relativos aos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, para o pagamento do benefício dos novos aposentados e pensionistas entre 2010 e 2014. Na ocasião, o Banco contabilizava 148 agências. Em 2010, o número de pontos foi para 156 e para 169 em 2011. Hoje são 173 agências.
Com a ampliação da rede de agências, o Mercantil do Brasil passará a absorver aproximadamente 1/3 da base de beneficiários do INSS nos estados de Minas Gerais e São Paulo.