Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Houve tumulto na manhã de ontem no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Votuporanga. É que desde ontem e até as 17h de hoje acontece a eleição para a nova diretoria.
Quatro chapas disputam a eleição do Sindicato. A chapa 1 é de Francisco Flausino, com “Renovação e União”; a 2 é a do atual presidente que busca a reeleição, Inácio Pereira de Oliveira, com “Renovação e Valorização do Servidor”; a 3 é a de José Donizete Delduque com “Rumo Certo”; e a 4, de Rosemar Cesário de Freitas, com “Renovação e Compromisso com os Servidores”.
Quatro urnas itinerantes estão passando em diversos órgãos da Prefeitura e uma permanece na sede do Sindicato, que fica na esquina das ruas Venezuela e Pará.
Confusão
Na manhã de ontem houve tumulto na saída das urnas, que seriam distribuídas em diversos órgãos da Prefeitura, a partir das 7h. Porém, a candidata da chapa 4, Rosemar Freitas, teria solicitado que os seguranças da Fupesp (Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo) impedissem a saída dos aparelhos.
A atitude da candidata teria sido diferente quando ela e o Sindicato fizeram um acordo. A reportagem recebeu uma cópia das mãos do advogado do Sindicato, José Alberto dos Santos, da ata de audiência, que aconteceu em 19 de setembro deste ano, na Vara do Trabalho de Votuporanga, onde ela e o Sindicato deram “por superada a questão da composição das mesas de votos.”
“Pelo Juízo foi constatado que resta superada a alegação de cerceamento da participação da reclamante [Rosemar] na eleição sob o critério de impedimento aos concorrentes que tenham litígio contra entidade sindical, já que foi aceita sua inscrição, comprometendo-se o requerido que nenhuma chapa foi recusada sob esse argumento. O requerido informa que foi estipulada a localização de urna na sede do Sindicato e quatro urnas itinerantes e concorda em antecipar a reunião com os representantes da chapa para estipular o roteiro das urnas itinerantes. Ambas as partes concordam que a referida reunião, para a estipulação e publicidade das urnas itinerantes será realizada impreterivelmente até 05/10/2012.”
Na ata da audiência, que foi presidida pelo juiz José Antônio Gomes de Oliveira, consta: “por fim, as partes de comum acordo estabelecem dois dias para votação, nos dias 8 e 9 de novembro de 2012, no horário de 7h às 17h”.