Da Redação
A Secretária Municipal da Saúde, Fabiana Parma, proferiu na última semana uma palestra sobre a Rede de Saúde de Votuporanga, durante a programação da primeira semana acadêmica do Curso de Medicina da Unifev, no Auditório “Vanderlei Passoni”, do Campus Centro. A apresentação enfocou os trabalhos na Rede de Atenção à Saúde, sobretudo a Atenção Primária, serviço que é oferecido pelo município, além, dos pronto-atendimentos e das especialidades clínicas. “A atenção básica é a porta de entrada para todo cidadão que utiliza o SUS (Sistema Único de Saúde); uma rede hierarquizada. É preciso que o paciente entenda todo o processo, porque assim terá o atendimento certo, no lugar certo”, destacou a secretária.
O modelo preconizado pelo SUS prima pela prevenção e não pelo tratamento. Segundo Fabiana, esse é o novo modelo aplicado e o que melhor funciona nos dias de hoje. “O foco é a promoção em saúde, é o de não permitir que a população adoeça”. Nas Unidades de Saúde de Votuporanga, grupos de ajuda a hipertensos e diabéticos são realizados. A saúde pública municipal faz o acompanhamento de pacientes (hipertensos e diabéticos) com essas alterações instaladas e encaminha para tratamento na atenção secundária.
Em Votuporanga, para receber um pronto-atendimento, é necessário que o cidadão vá até a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) ou ao Mini-Hospital do Pozzobon. “Pronto-atendimento é socorro médico. Nesse local não é feito o diagnóstico do paciente. As situações de urgência são responsáveis por atender os casos de urgência, àqueles em que não existe risco de morte e nem a necessidade de internação (fraturas e cortes profundos, dor intensa, como, cólica de rim e desidratação grave)”. Quando o caso for de emergência, em que há risco de morte, deve-se ligar imediatamente para o 192 e chamar o Samu. “Entende-se como emergência atendimentos que envolvem afogamento, ferimentos graves com arma de fogo ou faca, derrame ou acidentes graves de trânsito”, explica Fabiana.
Já para os casos que não são considerados urgências e nem de emergências (consultas normais, consultas de gestantes, exames de rotina, inalações, troca de sondas) é necessário marcar dia e horário junto a Unidade de Saúde ou Consultório Municipal a que pertence.
Durante a palestra Parma falou ainda sobre as demais especialidades e serviços encontrados no município, como AME, Santa Casa, Farmácia de Alto Custo, entre outros.