Na conciliação, qualquer pessoa física ou jurídica pode ter seu caso resolvido em pouco tempo
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Os atendimentos da Semana Nacional de Conciliação começaram em 5 de novembro em Votuporanga e seguem até o dia 14. Todas as sessões foram agendadas antecipadamente e acontecem no Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), das 9h às 17h. Estão sendo atendidas em média 40 pessoas por dia.
“Por ser o primeiro ano que o Cejusc de Votuporanga participa da Semana Nacional de Conciliação e devido ao pouco tempo de funcionamento da unidade, acredito que tivemos êxito na participação dos cidadãos daqui”, disse Cláudia Cristina Arelhano Ferraresi, chefe de sessão do Centro de Solução de Conflitos.
O mutirão, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, tem como tema: "Quem concilia sempre sai ganhando" e pretende resolver os conflitos que já estão no Judiciário ou, ainda, aqueles que ainda não se transformaram em processos (chamados extrajudiciais ou pré-processuais). Na conciliação, qualquer pessoa física ou jurídica pode ter seu caso resolvido em pouco tempo. A parte contrária àquela a que se inscrever recebe uma carta-convite para comparecer no dia da audiência.
Essa é a oportunidade de resolver de forma rápida ações que se alongam ou litígios que ainda não se tornaram processos. O cadastro de pedidos pré-processuais abrange as áreas cível (direitos disponíveis, consumidor, vizinhança, acidente de veículo etc.) e de família (divórcio, alimentos, regulamentação de visitas, guarda de filhos e averiguação de paternidade, entre outros).
Grande parte das sessões realizadas em Votuporanga nesta semana diz respeito a dívidas de mensalidades escolares e cobranças em geral.
Para mais informações: 3423-4835 ou cejusc.votuporanga@tjsp.jus.br . O Cejusc localiza-se na avenida Prestes Maia, 2835.