A Semana de Mobilização Estadual de Combate à Dengue será promovida em todo Estado
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga dá exemplo no combate a dengue. O município possui 0,9% de taxa de infestação da dengue. Para se ter uma ideia, cidades acima de 1% possui maior vulnerabilidade para a transmissão da dengue.
O município possui 12 casos positivos de dengue de janeiro até outubro. O número é bem menor do que no ano passado. Em 2011, foram 277 confirmados e 899 suspeitos (de janeiro até outubro).
O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) órgão que pertence a Secretaria de Saúde do município realiza, a partir de hoje, atividades que fazem parte do calendário da Semana de Mobilização Estadual de Combate a Dengue. Palestras sobre o tema, brincadeiras educativas; como o pesque saúde, jogo de argolas, além de panfletagem, orientações sobre o mosquito aedes aegypti e distribuição de brindes farão parte da programação da semana.
Hoje, alunos dos primeiros e quintos anos do CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini” assistem a uma palestra sobre a dengue e seus perigos. Nos dias 19 e 20 de novembro, a equipe do Secez realiza no CEM “Profª Neyde Tonanni Marão” um concurso de redação com estudantes dos quartos e quintos anos. Para as crianças menores, dos primeiros aos terceiros anos, uma palestra e desenhos estarão entre as atividades.
O encerramento da Semana será na “Praça Fernando Costa”, da Igreja Matriz, no dia 24 com a “Barraca da Dengue”, das 08h às 11h. Brincadeiras e distribuição de brindes para as crianças, e orientações para os adultos já estão sendo organizadas. Toda a população está convidada a participar.
A integrante do setor de informação, educação e comunicação do Secez – Adelice Silva diz que esse tipo de trabalho de conscientização deve ser contínuo apesar do baixo número de registros da dengue em Votuporanga; “é importante que a população esteja sempre atenta quanto aos focos do mosquito transmissor; é nesta época do ano, com a chegada do verão, que se verifica o aumento do número de criadouros”. Este ano, Votuporanga registrou 12 casos da doença, um dos menores índices do Estado.
A Semana de Mobilização Estadual de Combate à Dengue será promovida em todo Estado, entre os dias 19 e 23 de novembro.
Encontro
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoveu na última segunda-feira, na capital paulista, um encontro com secretários de saúde de 13 municípios com indicação maior vulnerabilidade para a transmissão da dengue.
A escolha dos municípios foi feita a partir do mapeamento do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), considerando os municípios com mais de 60 mil habitantes e que apresentaram índice de infestação predial do Aedes aegypti acima de 1%.
O objetivo do encontro é mobilizar estas prefeituras para execução de ações de prevenção e controle de criadouros do mosquito transmissor. Segundo as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), as prefeituras têm papel fundamental no controle de vetores como o Aedes aegypti.
Desde 2010 o registro de casos de dengue tem caído no Estado. Neste ano, até o momento, foram registrados 21.063 casos. O número é 76,5% inferior ao total do mesmo período em 2011, quando foram registrados 89.785 casos. Em 2010, houve 189.330 casos da doença.
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 342 não notificaram nenhum caso autóctone de dengue em 2012. Além disso, 31% dos casos deste ano concentram-se na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que notificou ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) 6.526 ocorrências.