Unidade local está em funcionamento desde agosto e no mês passado atendeu 140 pessoas
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Já funciona em Votuporanga desde o mês de agosto o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30, às 17h, na rua Javari, 3587, Vila Marin. O serviço é de prevenção ao uso de drogas e recuperação dos usuários. Somente em outubro, foram realizados 140 atendimentos.
Na unidade do Caps AD é realizado o acolhimento (triagem), avaliação psicológica e social, consulta médica, atividades em grupo, psicoterapia individual e de grupo, reunião de família, atividade física, entre outras atividades. Cada caso é avaliado pela equipe técnica, que estabelece qual o melhor plano terapêutico (não intensivo, semi-intensivo, intensivo e ou internação).
Segundo Leonácea Aline, gerente do Caps AD, o tratamento é individual, cada paciente é único, o que definirá o tratamento ideal. “Inicialmente, o paciente passa por uma avaliação psicológica, social e, posteriormente, discute-se o caso com os profissionais para encaminhar ao tratamento ou a outro serviço mais adequado. O Caps disponibiliza três formas de atendimento - não intensivo: com o tratamento até três vezes ao mês; semi-intensivo: com programação de tratamento de até 12 vezes mensais; e intensivo: com mais de 12 vezes ao mês”, explicou.
Para ser atendido não é preciso de encaminhamento. Basta procurar a unidade. O serviço é oferecido por meio de gestão compartilhada entre a Prefeitura e a Santa Casa.
Ainda não há uma previsão de inauguração oficial do Caps AD em Votuporanga, porque depende de agendamento do Ministério da Saúde.
Votuporanga terá muitos benefícios com o Caps AD. “Ele é uma estrutura basilar que precisamos em nosso município, a fim de integrar as ações de recuperação dos usuários e prevenção ao uso. Tem como objetivo oferecer atenção integral e contínua aos munícipes usuários, aproximando-os dos serviços de saúde e atendendo-os como indivíduos que necessitam de atenção em saúde, não só de tratamento, mas também com foco na promoção da qualidade de vida, respeitando a singularidade de cada sujeito”.
Para usar o serviço, basta ter mais de 14 anos de idade, independente do sexo, ser usuário de álcool ou outras drogas e morar em Votuporanga.
O Caps AD é parceiro das entidades ligadas ao Comad (Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e outras Drogas), como a Comunidade Nova Vida, que oferece leitos para internação. A unidade da região mais próxima de Votuporanga é a de São José do Rio Preto.