Andressa Aoki
Os vereadores aprovaram, durante a sessão de ontem, a ampliação para o novo prédio para a unidade de saúde “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, da Vila Paes. O projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a efetuar despesas para a realização da obra do imóvel para o postinho foi aprovado por unanimidade.
A Prefeitura firmará cessão de uso com a Fundação Educacional de Votuporanga, para instalar a unidade, que se transformaria em Consultório Municipal. Em sua justificativa, o prefeito Junior Marão disse que o local precisa de melhorias. Seriam reformados 366,53 metros quadrados e 65,47 metros quadrados a ampliar, no valor de R$ 273.347,28. “É imprescindível autorização legislativa para que a municipalidade faça o investimento, objetivando o atendimento cada vez melhor da população no entorno da unidade básica de saúde”, frisou.
Transferência imediata
O jornal A Cidade publicou, com exclusividade, que uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e reitoria da Unifev definiu a transferência imediata da unidade de saúde para as dependências da clínica de fisioterapia e psicologia da instituição, localizada na rua Paraná.
A unidade permanecerá temporariamente em um espaço no interior da Unifev. O local deverá realizar os atendimentos a população daquela região da cidade até a conclusão das obras do novo consultório municipal, que será construído anexo à faculdade. Com isso, os pacientes terão acesso definitivo a um espaço adequado para atendimentos e serviços em saúde.
A unidade atenderá a aproximadamente oito mil habitantes na Estratégia de Saúde da Família, modelo que reorganiza o atendimento para oferecer resolutividade e humanização. A equipe de profissionais será composta por médicos (ginecologistas, pediatra e generalista), enfermeiros, farmacêutico e dentista.
O novo prédio começa ser erguido em 30 dias.
Demais projetos
Os vereadores aprovaram projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a firmar convênios com instituições financeiras. O objetivo é conceder empréstimos e financiamentos e cartão de crédito aos servidores, cujo o pagamento será descontado em folha de pagamento.
Também foi aprovado o projeto de lei substitutivo que remunera os membros da Junta de Recursos Fiscais. A Prefeitura irá pagar, sendo no máximo duas reuniões mensais, os integrantes no valor de R$300.
A Câmara votou ainda matéria que trata da autorização legislativa conferida à Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente) em receber doação espontânea para Santa Casa, através do talão da conta de consumo de água.
Foi aprovado ainda o documento que denomina a área de lazer localizada entre as ruas Manoel José Pereira e José Jordan Morlin, na Vila Filomena, de Centro de Lazer e Esportes Evandro de Alcantara Meato.