Rolandinho e Zanelato debateram a necessidade de retirar algumas lombadas, melhorar sinalização e educador condutores
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Membros da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança e do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) do município se reuniram ontem, às 16 horas, para uma primeira reunião desde que a Secretaria foi criada e discutir algumas melhorias que podem ser implantadas na cidade.
Jesimar Sudáhia Zanelato, presidente do Conseg, aproveitou a reunião para apresentar as sugestões feitas pelo conselho e a comunidade com a intenção de melhorar o trânsito em Votuporanga. “Embora a gente saiba que o principal problema é o condutor, há algumas mudanças que podem melhorar o fluxo”, disse.
Zanelato sugere a repintura da sinalização em algumas vias, poda de árvores, colocação de setas indicativas de sentido, retirada de algumas lombadas, entre outras mudanças.
O secretário Rolandinho Nogueira contou que a Prefeitura tem tomado diversas atitudes para reduzir acidentes e mortes. “Fizemos um levantamento dos pontos críticos da cidade e nos próximos dias receberemos material para a repintura de vias e na sinalização vertical da cidade. Há estudos para que algumas vias passem a ter sentido único. A cidade tem muitas ruas de mão dupla onde aconteceram diversos acidentes. Estamos fazendo as mudanças pausadamente para não causar transtornos”, disse.
De acordo com o secretário, houve uma avaliação um ano antes da implantação dos radares e depois, que apontaram queda de 35% na quantidade de acidentes depois de colocados os dispositivos. “Por isso, estudamos a colocação de radar móvel, um trabalho para reduzir mortos e feridos. Houve reunião na semana passada com a empresa responsável pelos radares para avaliar possibilidades. A cidade cresceu muito e em pouco tempo, temos que acompanhas isto”, disse.
Com relação às lombadas, Rolandinho contou que a Secretaria tem retirado algumas e está tomando cautela na hora de liberar a colocação de novas. As podas de árvores que atrapalham o trânsito estão acontecendo e será intensificada.
Segurança
Rolandinho contou que esteve com o prefeito na semana passada em Mogi das Cruzes para conhecer o trabalho de monitoramento daquela cidade, com a participação efetiva da Polícia Militar, e também o serviço de Atividade Delegada (que utiliza o policial militar em seu dia de folga para trabalhar em serviço da segurança da cidade). “Eles me mostraram a redução de criminalidade. Também acompanhei o atendimento a uma ocorrência. O monitoramento daquela cidade consegue até evitar assalto a banco. O prefeito quer mudanças, ações específicas para mudar e melhorar”, destacou Rolandinho.
Educação
Joarez Garcia Santana é o educador de trânsito da Secretaria. Ele elaborou cartilhas que serão trabalhadas nas escolas, com alunos da educação infantil até o quinto ano, atendendo em média 4.500 crianças. Os professores decidirão como utilizar o material, que está em estudo para ser utilizado em outras cidades.