Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Muita água em pouco tempo, a chuva da última quarta-feira, preocupou moradores e lideranças votuporanguenses. O prefeito Junior Marão utilizou o seu programa de rádio semanal, gravado ontem, para falar sobre as soluções deste problema. Ele contou que uma obra na avenida José Silva Melo deve resolver definitivamente a situação.
“Temos que ressaltar a expressão da chuva que ocorreu. Não me lembro de um outro curto espaço de tempo com mais de 100 milímetros de chuva como aconteceu. Isso resultou em estragos em todos os lugares. A chuva foi muito intensa e, em dois lugares, tivemos problemas mais significativos, na rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos e no cruzamento da Sergipe com a Ceará. A Prefeitura já está desenvolvendo um trabalho para resolver definitivamente o problema destes dois lugares”, explicou o prefeito.
Junior Marão salientou que nos últimos quatro anos, o município investiu muito em galeria. A Prefeitura refez sistemas de drenagem antigos de alguns locais. “Na região da rua Padre Izidoro, quando fizemos o encontro das avenidas Targino Granja com a José Silva Melo, deixamos aquela grande galeria preparada para receber toda água. Fizemos um grande investimento. Fico chateado quando ouço de algumas pessoas, até por falta de conhecimento, querendo induzir a população dizendo que a Prefeitura jogou dinheiro fora, isso é uma inverdade! O projeto foi todo pensando e desenvolvido por técnicos responsáveis e capacitados para resolver definitivamente estes dois grandes problemas”, comentou o prefeito.
A Prefeitura tem feito as obras de galerias por etapas, com seus próprios recursos. “Não recebemos verba do Governo Federal, nem do Governo Estadual”, disse Marão. O projeto de ampliação das galerias de Votuporanga está envolvido no Pac II (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, mas não tem previsão da liberação de recursos. “Não posso ficar esperando dois, três anos, temos que fazer rapidamente”.
Com recursos da Prefeitura, na avenida Antônio Augusto Paes (Lanchopão), foram investidos quase R$700 mil. “ Foi uma etapa importante, porque precisamos levar a água da Ceará para a avenida e ali não tinha escoamento. Fizemos naquele trecho uma obra bastante complexa. Aquele pedaço já foi feito, que eu considero o principal, e falta um trecho que é levar até a rua Sergipe. Isso nós vamos fazer agora, no período da seca, aí sim nós não vamos ter mais problemas naquela região”, falou.
O prefeito contou que a região da Padre Izidoro recebe água desde a Santa Casa, toda a região do San Remo, Vila América e Paineiras. A água escoa pela José Silva Melo, segue para dois córregos que passam pela Péricles Belini, atrás do Frango Rico, vai em direção da estação de tratamento de esgoto, pela Euclides da Cunha. “É importante mostrar que a obra feita no ano passado na Padre Izidoro é necessária, fundamental e importante para que possamos resolver definitivamente. Já fizemos uma etapa importante das obras de galeria daquela região. Para poder ter a solução definitiva, precisamos fazer outra rede na José Silva Melo, uma galeria muito mais cara, que estamos colocando como prioridade e vamos fazer ainda este ano. Aí sim resolvemos, tanto da região da Ceará com a Sergipe como da Padre Izidoro. Estamos muito atentos e eu coloco como prioridade. Espero que, por meio destes investimentos, a cidade não tenha mais grandes problemas de inundação”, ressaltou o prefeito.
Na semana passada, ainda durante a chuva, o prefeito solicitou que toda a sua equipe se mobilizasse em uma força-tarefa para minimizar os estrados e ajudar as famílias.
Junior Marão também fez um apelo, pedindo que os moradores não joguem lixo nas galerias.
Mais chuva
A ventania do último domingo destelhou casas no bairro Pró-Povo. A Defesa Civil do município atendeu sete ocorrências, todas no mesmo bairro, porém, felizmente, ninguém se feriu, restando apenas a reconstrução dos telhados das casas.