Bovino assustou pedestres e motoristas na região central de Votuporanga e foi capturado após entrar me estacionamento de igreja
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A quarta-feira foi de susto e de surpresa na região central da cidade. Pedestres, funcionários de lojas e comerciantes ficaram frente a frente com uma novilha que decidiu dar uma “voltinha” pela rua Amazonas e redondezas, o que causou pânico. O animal foi visto primeiramente pela avenida Antônio Augusto Paes, provavelmente vindo da Zona Norte, ganhou as ruas centrais e só parou após entrar no estacionamento de uma igreja. O bovino foi capturado após um trabalho conjunto da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e encaminhado ao Centro de Zoonoses.
O tumulto provocado pelo “bezerrão”, de pouco mais de um ano de vida, teve início por volta das 13h. O CAD (Central de Atendimento e Despacho) da Polícia Militar recebeu várias solicitações de pessoas nas ruas Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso e Tietê, assustadas com a presença do animal. Segundo relatos, a novilha chegou a parar frente às vitrines das lojas, provavelmente observando a imagem de reflexo, o que causou pavor de quem estava no interior dos estabelecimentos.
A PM se deslocou rapidamente ao local, pois havia risco de acontecer algum acidente de trânsito ou pedestres se ferirem, já que o animal estava bastante assustado. Por fim, o bovino seguiu pela rua Amazonas, passou pelo cruzamento com a rua Itacolomi, e entrou no estacionamento da igreja Plenitude de Vida.
Os policiais Troiane e Edílson aproveitaram a oportunidade e fecharam o portão da igreja, deixando a novilha presa no local, até a chegada de um funcionário (Sr. Anísio) do Centro de Zoonoses e do Corpo de Bombeiros, que após armarem o laço, concretizaram a captura. Segundo a PM, por sorte não houve relatos de feridos, nem de danos causados durante o tumulto. Tudo não passou de um baita susto.
Um boletim de ocorrência foi registro na natureza de “animal em local de risco” e o proprietário pode responder por "omissão de cautela na guarda de animal".
Caso famoso
Um caso famoso envolvendo um bovino solto em via pública ocorreu em São José do Rio Preto, em maio de 2011. Um caminhão carregado com bois tombou na Rodovia Assis Chateaubriand e vários animais ficaram soltos na pista. Um deles correu pela estrada, entrou na área urbana de Rio Preto e invadiu uma loja de roupas.
O animal ficou próximo da porta de entrada do estabelecimento, e um funcionário ficou dentro da loja, por várias horas, à espera de socorro. O boi quebrou o vidro da vitrine e escapou, sendo capturado no meio da rua.