Definição ocorreu em reunião entre a Secretaria e Unifev; espaço será provisório até a entrega do novo Consultório
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Na última terça-feira, dia 19, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e reitoria da Unifev definiu a transferência imediata da Unidade de Saúde “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, da Vila Paes para as dependências da clínica de fisioterapia e psicologia da instituição, localizada na rua Paraná.
A unidade permanecerá temporariamente em um espaço no interior da Unifev. O local deverá realizar os atendimentos a população daquela região da cidade até a conclusão das obras do novo consultório municipal, que será construído anexo à Unifev. Com isso os pacientes terão acesso definitivo a um espaço adequado para atendimentos e serviços em saúde.
A unidade atenderá a aproximadamente oito mil habitantes na Estratégia de Saúde da Família, modelo que reorganiza o atendimento para oferecer resolutividade e humanização. A equipe de profissionais será composta por médicos (ginecologistas, pediatra e generalista), enfermeiros, farmacêutico e dentista.
Pela Prefeitura, o novo prédio começa a ser erguido dentro de 30 dias.
Câmara
O projeto aguarda a aprovação da Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira durante a sessão ordinária. O documento autoriza o Poder Executivo a efetuar despesas para a realização da reforma e ampliação do prédio para o postinho. O município pretende firmar cessão de uso com a Fundação Educacional de Votuporanga, para instalar a unidade, que se transformaria em Consultório Municipal.
Críticas
A unidade de saúde foi alvo de críticas por parte do vereador Mehde Meidão. Ele apresentou fotos que demonstram a infraestrutura precária do postinho. Meidão teria denunciado ainda que a Secretaria de Saúde teria utilizado recurso público para reformar a sua sede, em um prédio que é particular.