Fabiana admite que situação de estresse a fez traçar novas estratégias, como a mudança para a Unifev
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A secretária de Saúde, Fabiana Parma, esteve na Rádio Cidade ontem, para falar sobre a mudança do postinho da Vila Paes para a Clínica de Fisioterapia da Unifev.
Fabiana disse que o Consultório Municipal, que será construído anexo a Unifev, será entregue em agosto, na data de aniversário de Votuporanga.
Ela falou sobre as críticas da população e dos vereadores, em especial de Mehde Meidão. “Às vezes tem que se colocar em situação de estresse para traçar novas estratégias. A gente não tinha pensado em levar a unidade pra lá (Unifev) antes da construção. Tinha inseguranças como seria durante a construção e a faculdade não tinha visto necessidade em apertar os serviços dela pra gente. Todo mundo tinha conhecimento de que era provisória e que, em breve, o Consultório estaria pronto. Aguardamos a construção da unidade. Mas mediante todos os acontecimentos, a insatisfação da população, o termômetro é a população, que não estava entendendo de que era provisório e de que em breve tudo estaria bem resolvido. Ficamos feliz por prontamente resolver graças a parceria da Unifev”, ressaltou.
Avaliação
Fabiana vê com bons olhos essa alteração. Segundo ela, funcionários, trabalhadores e a população (que já usou) identificaram como bem melhor do que a situação anterior. “Eu estive lá na segunda-feira e terça-feira, acompanhando os atendimentos e pude conversar com usuários. Eles gostaram muito. A gente fica contente, apesar de estar improvisado, de não ser estruturado o Consultório, já está muito melhor do que estava na Vila Paes”, admitiu.
Para ela, o consultório médico é muito confortável, tem todos os aparatos, ar condicionado. “Foi tudo bem estruturado. Tem local para pesagem de crianças, consultório de enfermagem. Os profissionais estão pretendendo abrir a unidade um sábado por mês e agendar as mulheres para exame de papanicolau. Nenhuma das ações será prejudicada”, ressaltou.
Ela contou que os atendimentos, antes prestados na unidade da rua Sergipe, estão sendo realizados no espaço, com exceção de odontologia. “A dentista, os técnicos auxiliares ainda estão no antigo prédio, aguardando a instalação de uma nova cadeira odontológica na Secretaria da Saúde de maneira provisória”, ressaltou.
Fabiana destacou ainda que o postinho ainda não foi desativado. “Alguns pacientes ainda vão para lá. Iremos manter por um tempo a título de orientação. O leite do programa Vivaleite ainda tá sendo entregue lá. “O prédio é alugado e estamos mantendo profissionais para fazer a orientação do local adequado”, explicou.
Agradecimentos
Fabiana fez um agradecimento a toda diretoria da Unifev. “Eles se colocaram à disposição para adequar o atendimento nas dependências. Os cursos de Psicologia e Fisioterapia que acontecem ali, quem ganha com isso é a população. Parcerias assim são interessantes porque melhoram a qualidade de serviços prestados”, disse.
Horários
A secretária explicou que foram divididos horários de atendimento médico. “O objetivo é ter profissional na maioria do período. Temos dois clínicos e um pediatra. Durante todo o dia, tem médico com agenda ali dentro. Eu acredito que ficará a contento”, finalizou.