O Ecotudo é uma dos motivos de orgulho do votuporanguense, sendo o primeiro ponto de coleta de resíduo domiciliar do Brasil
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Março é o mês de aniversário de três anos do Ecotudo Sul de Votuporanga. No primeiro mês de funcionamento, em março de 2010, o local recebeu 60 toneladas de lixo, hoje chega a 600 toneladas. E ainda, as duas unidades juntas fecharam fevereiro com 13 milhões de quilos de resíduos arrecadados. São vários motivos para comemoração.
O Ecotudo é uma dos motivos de orgulho do votuporanguense, sendo o primeiro ponto de coleta de resíduo domiciliar do Brasil a atender 24 horas recebendo todo tipo de material: resíduos sólidos, entulhos de construção, podas de árvores, óleo de cozinha, animais mortos, móveis velhos, roupas, sapatos, lixo eletrônico, TVs, pneus, madeiras, vidros, gesso, e vários outros, alguns deles não recolhidos pelo sistema de coleta comum. Um grande diferencial é o atendimento 24 horas, possibilitando ao morador a procura pelo local a qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana e feriado. Os resíduos levados pelo morador ao Ecotudo são separados e têm um destino ambientalmente correto e diferente de acordo com o tipo do material.
O projeto faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, traçada pela Saev Ambiental, dentro do plano de governo da administração do prefeito Junior Marão.
O Ecotudo conta ainda com projeto de transformação de resíduos, recuperando espumas e reciclando peças automotivas e restos de poda de árvore.
Novos pontos de apoio serão instalados na cidade, assim como o existente na Praça da Matriz, para receber material reciclável.
A intenção do projeto foi oferecer uma alternativa de descarte 24 horas, principalmente para a população que joga o lixo de forma inadequada nas margens de rodovias, estradas rurais, córregos e terrenos, poluindo o meio ambiente.
No ano em que o primeiro espaço foi inaugurado pela Prefeitura e pela autarquia, na região Sul, foram recebidas 1,2 mil toneladas. Em 2011, a coleta ganhou mais força com a abertura do Ecotudo Norte e atingiu 3,9 mil toneladas. Já em 2012, chegou a 7,3 mil ton. Outro fator observado pelo gestor Gustavo Gallo é a superação do Ecotudo Norte sobre o Ecotudo Sul. “Nos dois primeiros anos, o Ecotudo Sul tinha maior movimento, mas nos últimos meses isso vem acontecendo no espaço da Zona Norte. Aquela população tem crescido e registrado intensa atividade imobiliária e econômica. Isso gera mais resíduos e pode ser a causa do aumento”.
Gustavo disse ainda que, além de suprir uma necessidade da cidade, o Ecotudo serviu para conscientizar a população. “Houve uma redução muito importante de pontos de descarte incorretos, cerda de 70 a 80%. Para que caia ainda mais, divulgamos frequentemente o serviço”, disse.
Segundo Gustavo, o Ecotudo levou o nome de Votuporanga para todo o país, inclusive com representação do Rio + 20.
A cidade recebe a visita de pessoas de vários Estados para conhecer o Ecotudo. Até mesmo gente de outros países que estava em Votuporanga, passou pelo espaço.
Endereços
O Ecotudo Sul atende na antiga Algodoeira Matarazzo - avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I. Mais informações pelo (17) 3422-2854.
O Ecotudo Norte fica na av. Sete, nº 2440, paralela à Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I, com placas de sinalização a partir da avenida Emílio Arroio Hernandes.