Encenação envolveu público presente; telão ajudou todos a verem melhor o espetáculo
Da Redação
Mais de dois mil católicos se emocionaram com a encenação da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, realizada na noite de Sexta-Feira Santa, na praça da Matriz. O evento foi organizado pelas paróquias Nossa Senhora Aparecida (Matriz) e São Bento.
Mais de 70 pessoas estiveram envolvidas com a encenação, que acontece em Votuporanga há mais de 30 anos em Votuporanga. Durante muito tempo, a encenação acontecia no Estádio Municipal Plínio Marin.
Pelo segundo ano consecutivo o teatro foi realizado na praça. As cenas ocorreram no meio do povo e as plantas do jardim ajudaram a deixar o cenário mais fiel possível. O realismo mostrado nas interpretações e a proximidade que a encenação teve com o público, levaram muitas pessoas às lágrimas. A novidade neste ano é que os presentes puderam assistir às cenas mais afastadas por meio de um telão na praça.
A encenação começou com apresentação do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Juventude”. Depois disso, foram encenadas a anunciação do anjo, sonho de São José, nascimento de Jesus, batismo de Cristo, a escolha dos apóstolos, última ceia, prisão e julgamento de Jesus, sua flagelação e caminho do cálvário, sua crucificação e sepultamento. A cada cena era feito uma comparação entre o sofrimento de Jesus e o sofrimento de muitos jovens, que hoje estão afastados da família, desempregados, presos ou no mundo das drogas e prostituição.
Refletindo sobre a Campanha da Fraternidade, uma das cenas mostrou uma jovem que afastada da família entrou para o mundo das drogas, mas que conseguiu se recuperar. A encenação foi encerrada com a ressurreição de Jesus com uma grande queima de fogos.
Bispo
O bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, presidirá a Missa da Páscoa do Senhor às 10h de hoje na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz). Esta será a quarta vez que Dom Tomé presidirá a santa missa em pouco mais de quatro meses frente da diocese de Rio Preto.
O bispo diocesano presidiu o sacramento da 1ª Eucaristia e Crisma, respectivamente, em 25 de novembro e 2 de dezembro do ano passado, e também a Santa Missa do Natal do Senhor.