Jorge Xavier e Diogo Vicentini trabalham intensivamente na obra que contará a história da cidade
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O livro que contará a história de Votuporanga desde a sua fundação, passando pelos prefeitos, políticos e grandes momentos, deve ficar pronto somente em 2014, provavelmente no aniversário da cidade. A editora Senac editará o livro gratuitamente, a pedido do prefeito Junior Marão.
Na tarde de ontem o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, recebeu a reportagem para falar sobre o projeto, que também é coordenado por Jorge Xavier, diretor do departamento de Cultura.
Diogo disse que tinha em mente realizar este projeto desde 1991, quando ainda era presidente da FEV (Fundação Educacional de Votuporanga). Quando Junior Marão assumiu a Prefeitura, apresentou a ideia, que logo foi aceita.
Proposta
O secretário aponta que a prioridade no trabalho é fazer um livro-documentário. Para isso, cada fato novo que surge na pesquisa é apurado de forma intensa. “Vamos atrás de documentos e procuramos relatar este registro da forma mais próxima da realidade”, disse.
A finalidade do livro também é deixar uma rica fonte de pesquisa para as futuras gerações, para que estas conheçam a história da cidade.
Fatos como os prefeitos da cidade, os presidentes e vereadores da Câmara Municipal, campanhas políticas, entre outros, serão destacados.
Jorge Xavier destacou que a obra também tem como proposta levar as histórias de Votuporanga para aquelas pessoas que não moram mais na cidade. Para isso, a estratégia é que cada biblioteca do estado de São Paulo receba um exemplar. “Com isso, aquelas pessoas que moraram algum tempo aqui e que desejarem matar a saudade, poderão ir até uma biblioteca e ver as fotos, assim como todo o documentário registrado”, falou.
Xavier agradece a todas as famílias pioneiras e a sociedade, que estão ajudando na compilação de dados.