Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão utilizou o seu programa semanal de rádio para falar sobre a construção de um estacionamento subterrâneo na praça Fernando Costa, no centro da cidade. Ele ressaltou que ainda não foi divulgado nada oficialmente sobre o projeto, que deve ficar pronto nesta semana. A população irá dizer o que é melhor para o município.
“Os estudos estão em andamento, depois deles, vamos abrir para um debate, mostrando claramente as intenções. Aí sim, por meio desta discussão, a gente busca a melhor solução. Foi assim que fizemos quando revitalizamos o ponto de transporte coletivo. Existia, inicialmente, a proposta de passagem da rua Goiás para a Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, e foi alterado. Fizemos a mão inglesa, achamos que esta seria a melhor solução. Da mesma forma, com a revitalização da rua Amazonas, sentamos com todos os comerciantes e as lideranças da cidade para encontrar um projeto que agradasse a todos. Temos que ver a vontade da maioria”, disse.
Junior Marão contou que algumas pessoas que assinaram o abaixo-assinado para o tombamento da praça perguntaram se ele está querendo acabar com o espaço. “É obvio que não, por isso que o projeto é importante, para mostrar à população como vai ficar. A intenção é fazer o estacionamento, mas preservar a praça, toda a parte de vegetação e melhorar ainda mais”, explicou.
A Prefeitura pretende fazer com que o local seja mais utilizado pela comunidade. “O projeto de revitalização do centro comercial como um todo, é bastante amplo. Começou com a rua Amazonas, estamos terminando a cobertura da Concha Acústica, que também recebeu críticas contrárias e hoje, muitas pessoas mudaram de opinião. Na verdade, este é um projeto arquitetônico que vem valorizar e dar muito mais vida ao espaço que será frequentado durante o ano todo, recebendo grandes eventos”, disse.
Da mesma forma, a administração municipal quer fazer na praça Fernando Costa, ouvindo a opinião dos moradores. “Eu valorizo muito o passado, considero fundamental a preservação, não queremos prejudicar nada. A nossa intenção é preservar o espaço, para que ele seja um local de convivência. Antes de qualquer coisa, fui consultar o padre Gilmar Antonio Fernandes Margotto, pároco da igreja matriz – Nossa Senhora Aparecida, que a princípio, se mostrou favorável, mas é claro que isso depende do projeto para ser avaliado”.
Encontro com o governador
O prefeito esteve na última semana, na quinta-feira, no Encontro do Governo do Estado de São Paulo com os prefeitos paulistas. “Foi um evento importante, o governador e secretários apresentaram os serviços oferecidos e anunciou alguns benefícios, entre eles, o aumento do repasse para a merenda escolar; Votuporanga vai ganhar uma ambulância, apesar que compraremos três para ajudar na frota do município. Foi anunciado também a aquisição de ônibus escolares. Vamos comprar três para as nossas crianças, especialmente com adaptação para cadeirante”.
Escola do Sesi
Na sexta-feira, dia 22, será inaugurada a escola Sesi, construída pelo Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Ela foi construída do terreno do antigo prédio do campus Sul da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), adquirido pela Prefeitura. “Votuporanga tem o primeiro projeto integrado Sesi / Senai. No dia, deve ser autorizada a licitação das obras do Senai e até o final do ano que vem a gente deve ter a nova escola do Senai pronta, um investimento de quase R$40 milhões”.