Secretária da Educação diz que proposta é que todas tenham os equipamentos para auxiliar funcionários e dar maior tranqüilidade aos pais
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Oferecer um recurso que tranqüilizem os pais e também mostrem o que acontece na rotina diária dos alunos: esta é a proposta da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, ao implantar câmeras de segurança nas escolas da rede municipal.
Atualmente seis Cemei’s (Centro Municipal de Educação Infantil) possuem câmeras de segurança. São eles a Prof.ª Amélia Lucinda de Jesus, José Modesto Sobrinho (Cazeca), Dr Abílio Calile, Prof.ª Aracy Panazzolo Matos, Prof.ª Mercedes Fernandes de Lima, e Prof.ª Maria Lígia Bertoncini Leite.
A prioridade para este ano é que os demais centros de educação municipal (CEM) também recebam os aparelhos.
Segundo a secretária da pasta, Silvia Rodolfo, esta foi uma iniciativa do prefeito Junior Marão para a segunda administração. “É uma segurança para a família, alunos e também funcionários”, frisou.
A origem também se deu através de um contato com a promotoria da Vara da Infância e Juventude, uma vez que a Secretaria teria recebido algumas denúncias e que gostaria de comprovar os “boatos”. Sendo autorizada a medida pelo MP, a Prefeitura iniciou a licitação da compra dos aparelhos.
Reclamações
Segundo Silvia, os funcionários das escolas, principalmente nos Cemei’s, recebem muitas reclamações dos pais, alegando que seus filhos foram mordidos e que desejam explicações.
“Por mais que a criança esteja numa fase oral e que quer se expressar desta forma, muitos pais exigem explicações dos nossos funcionários. Então, com as câmeras, é possível mostrar qual foi o comportamento delas e as providências tomadas”, disse.
Sendo assim, as câmeras são um utensílio a mais para tranqüilizar os pais e também os funcionários, que às vezes são acusados até de maus tratos.
Atualmente elas estão no pátio, sala de TV, salas de aula, maternal e berçário. Os únicos locais que não podem ser instaladas são nos banheiros e salas de banho.
Custo
A secretária não pode informar sobre quanto ficará a implantação das câmeras em todas as escolas, uma vez que a aquisição ainda encontra-se em licitação. Em média, cada escola terá 12 câmeras.
Outras medidas de segurança também estão sendo usadas nas escolas da Prefeitura. Além do alarme, todas as entradas terão interfone, para auxiliar ainda mais no controle e saída de pais e alunos.
Ações
Ela falou que neste ano será realizado um projeto de ações contra incêndios. Os funcionários receberão capacitação para serem brigadistas, sendo orientados a como utilizarem o extintor de maneira correta, como proceder em ocorrências do gênero e primeiros socorros (este último já é oferecido através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros e Senac).