Leonardo Brigagão convida toda a população para participar do manifesto na Câmara
Andressa Aoki
Amanhã, a sessão da Câmara Municipal promete. Além da votação do polêmico projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, divulgado com exclusividade pelo jornal A Cidade, a Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga) se fará presente. A expectativa é de que 50 pessoas façam parte do manifesto a favor do projeto de lei contra maus-tratos a animais.
O documento é de autoria do vereador Emerson Pereira e estabelece sanções administrativas para quem comete crime contra os bichos. Segundo postado pelo presidente da entidade, Leonardo Brigagão em sua rede social, a proposta já passou pelas comissões do Poder Legislativo.
Ele convidou toda a população para participar e fazer cartazes com fotos reais de maus-tratos, para assim, comprovar a necessidade de que o projeto seja uma realidade. O vereador Emerson irá falar sobre o assunto na tribuna.
"Toda população que não aguenta mais os maus-tratos e ama verdadeiramente os animais, por favor, compareça neste dia para se unir a Spavo, sendo assim, com as nossas forças podemos lutar contra tantas crueldades e principalmente contra os descasos com os nossos bichinhos. Nós colocamos os vereadores na Casa de Leis e esperamos que nos honrem como honramos com os nossos votos no dia das eleições," desabafa Leonardo. Segundo a Sociedade, mais de 100 ligações de denúncias são recebidas durante todo o mês.
O projeto
A proposta foi elaborada de maneira ampla e tem como modelo a cidade de Curitiba (PR) onde possui lei específica no combate aos maus-tratos, abandono, violência e incentivos para adoção dos animais.
Além de severas penalidades, o projeto de lei também deverá abordar a questão de adoção de animais sem dono ou abandonados na cidade. Segundo dados obtidos pela Spavo junto à Secretaria Municipal de Saúde, Votuporanga tem uma população animal de cerca de 20 mil, considerado muito alto pelos padrões do município.