Mais de 6 mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 38% da meta preconizada
Jociene Ferreira
a.cidade@terra.com.br
A campanha contra a gripe foi prorrogada. A ação terminaria hoje, mas segue até o dia 10, por decisão do Ministério da Saúde. Segundo o último balanço apresentado na segunda-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde, desde 15 de abril, início da campanha, mais de 6 mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 38% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 85%.
Receberam a vacina 5.013 idosos, 564 crianças entre seis e menores de dois anos, 64 puérperas (mulheres que deram à luz a até 45 dias), 309 gestantes, 497 trabalhadores da saúde. Só no Dia D, dia de intensificação da campanha realizada no último sábado, dia 20, mais de 2,6 mil pessoas tomaram a vacina.
As unidades de saúde e consultórios municipais funcionam das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar mais de 14 mil pessoas, o que representa 85%, das 17,7 mil pessoas que fazem parte do público alvo.
As crianças menores de dois anos deverão receber uma segunda dose, um mês após a primeira. A vacinação também vale para pessoas com doenças crônicas e indígenas.
Imunização
Nesta campanha a vacina combate a três tipos de vírus – influenza H1N1, influenza H2N3 e influenza sazonal (gripe comum).
Para a vacinação é importante estar munido da carteirinha de vacinação ou um documento de identificação. Os portadores de doenças crônicas deverão levar receita médica para comprovar a doença.
Não houve casos de gripe A (Influenza A H1N1) no município, tampouco, registros de morte.
Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3405-9787.