Votuporanga atinge coeficiente de incidência da doença maior que 300 casos/ 100 mil habitantes
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Assim como o crescimento de casos de dengue já demonstrava que aconteceria e, conforme risco divulgado com exclusividade pelo jornal A Cidade, a Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que Votuporanga está oficialmente com epidemia de dengue. No momento, o município tem 357 casos confirmados da doença no ano, enquanto 1029 pessoas passaram por exames.
Em nota, a Secretaria de Saúde explicou que a medida se deve ao fato de o município ter atingido um coeficiente de incidência da doença maior que 300 casos/ 100 mil habitantes, no período de sazonalidade da dengue (outubro de 2012 a maio de 2013), caracterizando uma epidemia da doença no município. Isto significa que a notificação compulsória da doença pode ser encerrada sem que haja a necessidade do exame de sorologia confirmatório. Os serviços médicos de saúde do município ficam, assim, autorizados a concluir um diagnóstico de dengue clinicamente, sem a obrigatoriedade do exame confirmatório. Cabe ressaltarmos ainda que o profissional médico que assiste ao paciente pode julgar necessária a solicitação desta sorologia para a elucidação diagnóstica, mesmo sem valor epidemiológico.
Em 2007, Votuporanga contabilizou 890 casos, em 2008 – 29, no ano de 2009 foram 316, 2010 – 1.074, caindo para 269 em 2011, e apenas 15 casos em 2012.
O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), juntamente com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) explicam que, de acordo com o Plano de Contingência da Dengue, as ações de controle da doença já estão sendo intensificadas desde outubro de 2012 (início do período epidêmico) e são realizadas durante o ano todo, sem interrupções no município de Votuporanga.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir, o morador não pode deixar água acumular.
A doença é grave e pode matar. Alguns sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.
Adelice Silva, integrante do setor de Informação, Educação e Comunicação do Secez, disse que a população deve ficar atenta para os locais que possam estar acumulando água, utilizar detergente, água sanitária, desinfetante e salmoura nos pontos que não puderem ser removidos. Evitar jogar lixo em terrenos baldios, recolher os possíveis criadouros dos quintais, colocando-os em local coberto. O que não estiver sendo utilizando, e puder ser descartado, deve ser colocado em sacos de lixo para que o lixeiro leve.
Controle
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, independente da situação de epidemia, as ações de controle da dengue no município continuam as mesmas. Os agentes de saúde fazem uma programação contínua durante todo o ano, vistoriando as casas e orientando os moradores. Faz também a retirada de recipientes que acumulam água da chuva, fumacê e pulverização nas casas.
Números da doença em Votuporanga
Veja o crescimento da dengue em períodos diferentes deste ano na cidade
Dia 31 de janeiro: seis casos
Dia 26 de fevereiro: 19 casos
Dia 7 de março: 25 casos
Dia 27 de março: 114 casos
Dia 12 de abril: 255 casos
Dia 16 de abril: 286 casos
Dia 22 de abril: 357 casos