Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O jornal A Cidade, mais uma vez, foi utilizado na tribuna da sessão ordinária da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira. Os vereadores Osmair Ferrari e Jurandir Benedito da Silva, o Jura, falaram sobre duas reportagens do veículo impresso, que abordavam a situação da dengue no município.
A situação é de alerta, assim como informou com exclusividade o jornal A Cidade no final do mês passado. A região passa pela mesma situação e toma cuidados com relação à doença.
Adelice Silva, integrante do setor de informação, educação e comunicação do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde, as ações foram intensificadas para combater a doença.
“Estamos fazendo pulverização nas proximidades de residências que tiveram casos positivos; fumacê em bairros com número concentrado de casas, como o Pró-povo e Palmeiras I, onde há mais diagnóstico de dengue; e equipes em toda a cidade orientando, fazendo bloqueio e busca ativa”, disse Adelice, em entrevista ao jornal.
Adelice destacou que ainda não é possível falar em epidemia, mas a cidade permanece em alerta devido a situação dos municípios vizinhos, que é crítica.
O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da dengue e, para evitar a sua proliferação, os moradores precisam ficar atentos, retirando os criadouros dos quintais; quando não é possível retirá-los, é preciso utilizar produtos alternativos, como por exemplo: detergente líquido, desinfetante, água sanitária e salmoura (solução de água+sal).
Os sintomas da doença são febre, dor no corpo e pele avermelhada; sem o tratamento adequado, a pessoa pode morrer.