Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Governo do Estado de São Paulo está realizando uma ampla reestruturação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e, no dia 10 deste mês, publicou decreto no Diário Oficial que autoriza a criação de unidades regionais em Araçatuba, Fernandópolis e São José do Rio Preto. Votuporanga, que também pleiteia uma unidade, ainda não teve a sua implantação oficializada.
O departamento de Comunicação do Detran informou que a implantação de uma unidade em determinada cidade não atrapalha a implementação em outra. São processos independentes, que se desenvolvem em parceria entre o Governo do Estado (por meio do Detran.SP) e as Prefeituras. Portanto, Votuporanga também deve ter a sua anunciada em breve.
Até 2014, cerca de 90 regionais deverão ser inauguradas em todo o Estado, incluindo Fernandópolis, São José do Rio Preto, Mirassol, Santa Fé do Sul e Votuporanga.
A intenção do Estado é desafogar e descentralizar os serviços de controle do trânsito, que acontecia na capital.
De acordo com o departamento de comunicação do Detran, estas mudanças no Detran já trouxeram avanços importantes para o cidadão, como qualidade no atendimento, padronização de serviços, investimento em tecnologia e infraestrutura e redução da burocracia. Esse rearranjo culminou em janeiro de 2013, com a transformação do Detran.SP em autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. A nova configuração agilizará a reestruturação do maior órgão de trânsito da América Latina, responsável por mais de 24 milhões de veículos e 20 milhões de condutores.
O Detran informa ainda que, atualmente, 12 unidades funcionam sob novo modelo. Nelas, o Governo do Estado investiu R$ 15,5 milhões, entre obras, equipamentos e treinamentos. Juntas, realizam 290 mil serviços por mês e têm aprovação superior a 90%. Atendimento com senha, condições de acessibilidade, prova teórica eletrônica e pagamento de diversas taxas com cartão de débito estão entre os benefícios das novas unidades. Outros dois postos - Itaquaquecetuba e Jales - funcionam sob o novo modelo em fase de pré-operação e devem ser inaugurados em breve.