Ele repercutiu a reportagem do jornal A Cidade sobre a falta de acessibilidade nos banheiros públicos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O vereador Douglas Lisboa busca para que os direitos dos deficientes físicos sejam cumpridos. Ele repercutiu a reportagem do jornal A Cidade sobre a falta de acessibilidade nos banheiros públicos, na edição da última quarta-feira.
Douglas cumprimentou o jornal A Cidade pela matéria. Ele afirmou que a construção de banheiros públicos é antiga, que data mais de 30 anos. Entretanto, o vereador questionou os engenheiros da Prefeitura para saber se existe a possibilidade de onde é a escada, fazer uma rampa de acesso. “Eu já pedi para o engenheiro colocar uma barra de ferro para proteger as crianças de cair no buraco do banheiro”, afirmou.
Ônibus
Douglas Lisboa já reclamou na tribuna sobre a falta de acessibilidade de ônibus rodoviários. “Fizemos vários ofícios, inclusive pra fabricante de ônibus no município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul sobre acessibilidade”, disse.
Ele contou que uma cadeirante foi comprar uma passagem para São José do Rio Preto e foi informada na rodoviária que o ônibus era adaptado. “Quando o ônibus chegou, não tinha acessibilidade e nem plataforma. Para ajudar, o motorista tinha problema na coluna e se negou a subir a passageira. Foi preciso a união de demais pessoas para colocar a cadeirante no transporte coletivo”, ressaltou.
Cartório
O vereador comentou ainda que o Cartório Eleitoral também não tem acessibilidade. “Temos que considerar que é um prédio antigo, com mais de 50 anos. O local é tombado e não pode ser mexido na estrutura. Temos que encontrar soluções alternativas. Nada impede que tem acessibilidade, com rampas paralelas, elevadores para atender os deficientes”, finalizou.