Os das praças São Bento e Santa Luzia não oferecem acessibilidade aos frequentadores; somente os da Concha Acústica serão adaptados
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Um leitor do jornal A Cidade nos enviou uma sugestão de reportagem. “Nenhum banheiro público aqui em Votuporanga tem acessibilidade, pelo contrário: nas praças São Bento e Santa Luiza tem enorme escada. Os do centro [no caso, os da Concha Acústica] estão sendo reformados, mas também não terá acessibilidade”.
Na manhã de ontem, a reportagem esteve nas duas praças citadas pelo colaborador. Em ambas, as pessoas têm acesso por uma escada com corrimão. Realmente, quem é portador de necessidades especiais e precisa de cadeira de rodas para se locomover, entre outras dificuldades físicas, não pode usar o banheiro.
Nota da Prefeitura
Com relação aos banheiros públicos com dispositivos de acessibilidade no centro da cidade, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a obra de cobertura da Concha Acústica, que fica no entorno da praça da Igreja Matriz, contempla a construção de banheiros adaptados e com rampa de acessibilidade. Já nas demais praças da cidade (que também já receberam melhorias ou reformas), a Prefeitura estuda possibilidades.
A Prefeitura ainda afirma que todas as obras em curso, sejam elas de construção ou reformas e ampliações, já contemplam dispositivos de acessibilidade, inclusive em escolas e unidades de saúde.
Manutenção
Depois de muito tempo, a Prefeitura de Votuporanga vinha estudando uma melhor forma para manter os banheiros públicos de praças em condições de uso. Portanto, decidiu-se por terceirizar os serviços de limpeza e conservação por meio de processo licitatório na modalidade convite do tipo menor preço. O objeto do edital 049/2011 constava “Contratação de empresa especializada em serviços de limpeza e conservação, com fornecimento de materiais sob a responsabilidade da contratada, para os banheiros públicos localizados na Praça São Bento e Praça Santa Luzia”. A partir daí a Comunidade São Francisco de Assis, que ganhou o processo, ficou responsável pelos serviços da seguinte forma:
Banheiros da Praça São Bento: limpeza e conservação de segunda à domingo, das 10h às 22h, com um dia da semana (quinta-feira) das 10h à 0h. Já os da Praça Santa Luzia: limpeza e conservação de segunda à domingo das 10h às 22h, com um dia da semana (terça-feira) das 10h à 0h.