Anthony Wong é referencia nacional e internacional nas áreas medicas e estará na cidade no dia 10
Anthony Wong é uma das maiores autoridades brasileiras em toxicologia
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O médico Anthony Wong, uma das maiores autoridades brasileiras em toxicologia, diretor-médico do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), estará em Votuporanga no dia 10 de junho, às 19h30, para uma palestra gratuita no Centro de Convenções. Ele falará sobre drogas.
Este evento é promovido por uma comissão de pais da escola Celtas de Votuporanga, que visa proporcionar à população conhecimento sobre assunto que tanto tem preocupado a sociedade. Com a palestra, os organizadores esperam nortear na identificação e cuidados com este assunto.
Anthony Wong é referencia nacional e internacional nas áreas medicas, convidado mais de sete vezes ao ano para congressos e reuniões internacionais e 20 vezes ao ano nos nacionais.
Participa, em média, duas vezes semanalmente em entrevistas na mídia de rádio, televisão e imprensa, sobre assuntos médicos e científicos.
Responsável pelo Programa “A Verdade Sobre as Drogas”, veiculado diariamente pela Radio Jovem Pan, de São Paulo, e publicações em centenas de livros e revistas especializados nacionais e internacionais.
Revisor de publicações médicas nacionais e internacionais e tem mais de 400 participações em congressos, seminários e simpósios nacionais e internacionais.
Professor Doutor Anthony Wong, MD, PhD
Médico Toxicologista e Pediatra
Brasileiro naturalizado, nascido em Nanking, China, em 17 de abril de 1947.
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1972.
Residência Médica no Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Univ. São Paulo (1973-1975).
Doutor em Medicina (Doutoramento) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2000.
Médico Assistente do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo desde 1976.
Médico Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria
Médico Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Médico Especialista em Toxicologia pela Soc. Brasileira de Toxicologia.
Posições diretivas nacionais
Diretor Médico e Chefe do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Diretor Científico do Maxilabor Diagnósticos (análise de drogas).
Diretor Médico do IBEMAX (Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos).
Diretor Supervisor Médico da VIGIPHARM (Centro de Assessoria e Consultoria de Segurança de Produtos para a Saúde).
Posição em organizações nacionais e internacionais
Assessor da Organização Mundial de Saúde da O.M.S. (INTOX da UNEP - Grupo Internacional de Toxicologia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Membro e Assessor do Grupo de Farmacovigilância da Organização de Mundial de Saúde (0.M.S.).
Membro efetivo da Comissão Nacional de Assessoramento Técnico-Científico de Medicamentos do Ministério da Saúde (CONATEM) – (1996-2001).
Membro efetivo da Câmara Técnica de Medicamentos (CATEME) da ANVISA do Ministério da Saúde (2007 até 2012).
Membro/consultor eleito da USP (United States Pharmacopeia – Farmacopeia dos Estados Unidos da América), sendo o único brasileiro nesta banca, desde 2010.
Membro da Comissão Organizadora do IX Encontro de Farmacovigilância das Américas, realizado em Brasília, DF, pela ANVISA, de 8 a 10 de novembro de 2012.
Membro efetivo da American Academy of Clinical Toxicology (Academia Americana de Toxicologia Clínica).
Membro efetivo da European Association of Poison Control Centres and Clinical Toxicologists (Associação Europeia de Centros de Controle de Intoxicação e de Toxicologistas Clinicos).
Membro efetivo da TIAFT (The International Association of Forensic Toxicologists – Associação Internacional de Toxicologistas Forenses).
Membro da European Workplace Drug Testing Society (Sociedade Europeia de Testes de Drogas no Ambiente de Trabalho).
Membro efetivo da Sociedade Brasileiro de Pediatria.
Membro efetivo da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Toxicologia.