A obra seria realizada em dois locais da ferrovia: no prolongamento da Avenida República do Líbano e na vicinal Adriano Pedro Assi
Karolline Bianconi
Em 16 de julho de 2010, o então assessor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Frederico Augusto de Oliveira Dias, veio a Votuporanga, para assinar a autorização para abertura da licitação que irá contratar a empresa que vai elaborar o projeto de transposição da linha férrea no município, no valor R$ 300 mil. Na época, o prefeito informou que iria pedir mais recursos no valor de R$1 milhão até 2011, por meio de emendas parlamentares para a realização do projeto.
Durante a coletiva de imprensa no gabinete do prefeito, Dias comentou que o projeto seria feito em sistema viário, para evitar a necessidade de mexer novamente. Levando em consideração a burocracia, o projeto seria concluído em um prazo de oito meses, passando por coordenações do Dnit.
A obra seria realizada em dois locais da ferrovia: no prolongamento da Avenida República do Líbano e na vicinal Adriano Pedro Assi (conhecida como “Estrada do 27”). A obra teria início no semestre de 2011 e a previsão para conclusão e entrega era de 18 a 20 meses.
Entretanto, em julho de 2011, vários diretores do Dnit foram afastados, acusados de realizar contratos fraudulentos e arrecadação de recursos para o PR (Partido da República). Para Votuporanga, a surpresa foi o envolvimento de Frederico Dias, tido como assessor da diretoria do Dnit e que atuaria como lobista de um esquema de favorecimento de empreiteiras, segundo notícia do jornal Correio Braziliense.
Várias cidades do interior paulista tem recebido obras do Dnit, como Barretos, Valentim Gentil, Serrana, Ribeirão Preto e Araraquara, explicou ele na época. A obra em Votuporanga é uma reivindicação das pessoas que moram no entorno da linha férrea, como os moradores do Conjunto Habitacional Sonho Meu e Jardim das Palmeiras II.
Procurado pela reportagem na época dos fatos, a assessoria da comunicação da Prefeitura informou que “a transposição da linha férrea no município estava em fase final de elaboração de projeto, conforme informações repassadas pelo próprio Dnit, já que a contratação da empresa especializada foi feita diretamente pelo órgão federal. O prefeito ficou surpreso, já que o próprio Dnit informou e encaminhou Marão para discutir o assunto da transposição da linha férrea com Frederico Dias, porém, acredita que não haverá prejuízos ao município, já que a elaboração de projeto já está sendo finalizado", conclui. Frederico Dias foi afastado de suas funções.