Integrantes do "Reclame Votuporanga", do Facebook, alegam que contribuição dada por moradores na conta de água, não tem retorno para população
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Mais uma vez a saúde oferecida na cidade é assunto para os internautas que usam o Facebook. Uma internauta publicou no "Reclame Votuporanga" sua insatisfação com o atendimento oferecido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Como o órgão é mantido pela Santa Casa, ela critica que, por ser contribuinte do hospital através de sua conta de água mensal, o dinheiro poderia ser utilizado de forma melhor para a comunidade que não possui plano de saúde.
Reclamação
“Gente, eu gostaria de fazer uma pergunta e saber se é só comigo que acontece, apesar de saber que não é. Quantas pessoas ajudam a Santa Casa de Votuporanga na sua conta de água? Quantos anos que isso começou em Votuporanga? Quantos de vocês que continuam ajudando até hoje, mas quando precisa de atendimento são encaminhados ao UPA para serem atendidos muito mal por médicos a se formar ou recém-formados?
Estou indignada pois, por não ter plano de saúde, é para lá que sou mandada. O atendimento é péssimo. Perguntado sobre o médico responsável sobre os que ali estão aprendendo, ninguém soube me responder. Engraçado, a Santa Casa só investe em construção, mas o atendimento disponibilizado às pessoas é horrível.
Isto é só um desabafo de quem precisou e, com certeza, vai precisar ainda, mas já sabe como vai ser. Acho um cúmulo que os votuporanguenses sejam encaminhados ao UPA, enquanto as pessoas de outra cidade vão direto a Santa Casa para atendimento.
Vou retirar minha contribuição, porque todas as vezes em que cheguei ao UPA passando mal, fui muito mal atendida. Lá não achei um médico que pudesse me avaliar realmente, e me dar alguma coisa além de Decadrom e Dipirona. Enfim essa é minha opinião. Se todos reclamarmos e fizermos alguma coisa, como retirar a ajuda, eles vão ver o quanto estamos descontentes , e que não somos só alguém sem plano de saúde, mas somos pessoas”.
Pessoas concordam com opinião
Após o depoimento da internauta, várias pessoas comentaram também. “Tenho pensado seriamente em deixar de contribuir com a Santa Casa. Acho que já pago impostos demais. Minha mãe teve atendimento negado na referida instituição de saúde. A Upa é uma lástima. Só não vê quem não quer”. “Meu Deus, prefiro mini-hospital do Pozzobon do que ir ao UPA, e olha que moro perto”. “Na UPA fui muito mal atendida. Moro na ‘estrada do 27’ e prefiro ir no hospital do Pozzobon”. “Minha cunhada estava com febre e dores no corpo. O médico nem olhou no rosto dela, já foi logo receitando dipirona e soro. Conclusão: saiu do mesmo jeito. Se quiser ser bem atendido, faz um plano de saúde”.
Campanha
A campanha “Saúde que dá prêmios” existe desde 2005. Todo recurso adquirido com a promoção é utilizado na compra de material de consumo e medicamentos e custeio da Santa Casa local.
Todo mês, o hospital sorteia um computador e duas bicicletas (uma para cada vizinho que contribui) e, em dezembro, um carro e dois computadores. Para concorrer, basta contribuir com uma quantia mínima de R$3 na conta de água. As adesões poderão ser feitas no serviço gratuito da Saev Ambiental, pelo fone 0800-7701950.
Em 2011 foi arrecadado R$291.883,37. Em 2010, a campanha conseguiu aproximadamente R$255 mil, um aumento de 18% na quantidade de participantes.
Santa Casa
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa na manhã de ontem, solicitando as informações. Até o fechamento desta edição, o setor de comunicação do hospital não retornou à solicitação de nota, alegando que para obter estes dados, era necessário mais detalhes. O espaço continua aberto para que a imprensa do hospital dê sua versão.