Dados foram divulgados pelo Creas; Prefeitura realiza a 7ª Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual até o próximo sábado
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O número de abuso sexual de crianças e adolescentes em Votuporanga impressiona. Segundo o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que possui o serviço de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, foram realizados 90 atendimentos. O dado é referente a maio.
O Creas registrou 85 abusos sexuais, o que corresponde a média de 5,6 por dia no município. Os casos de exploração sexual somam cinco.
A maioria dos atendidos pelo órgão municipal é do sexo feminino (70). Do sexo masculino, são 20. Na faixa etária de crianças até 11 anos, o abuso foi praticado mais entre vítimas meninas (50) e em 10 garotos.
Já envolvendo os adolescentes, foram 16 meninas e nove meninos vítimas de abuso sexual. Exploração teve cinco registros, apenas um de menino.
Os dados apontam ainda que em casos intrafamiliar (dentro da família), o Abuso corresponde a 66% e a exploração – 73%. É grande o número de crianças que sofrem abuso sexual e, na maioria dos casos os agressores são pessoas da própria família, já que a criança tem contato maior e confiança no indivíduo. “Nessas horas o apoio tanto para a família quanto para quem sofre o ataque é fundamental”, alerta a psicóloga do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Daniela Ribeiro, responsável pelo Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Já em ocorrências extrafamiliar, a exploração é de 27%.
O órgão da Prefeitura de Votuporanga desenvolve um trabalho especial com crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Os casos são passados para a unidade geralmente por órgãos públicos, como por exemplo, delegacias e Conselho Tutelar e em algumas situações os envolvidos procuram a unidade espontaneamente. Tanto a família quanto a criança passam por um tratamento psicossocial com o objetivo de ressocialização.
Semana
Para conscientizar a sociedade sobre o problema que atinge cada vez mais crianças e adolescentes, a Prefeitura de Votuporanga, por meio do Creas, unidade da Secretaria de Assistência Social, realiza a 7ª Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes até o próximo sábado (18/5). A Semana conta com panfletagem e divulgação nas escolas municipais, particulares, faculdades, Centro Social e na Praça São Bento, durante a feira livre de quinta-feira. Na Praça Cívica também haverá programação especial, na manhã do sábado, das 9h às 12h, com atividades de lazer e orientações com profissionais.