Conselho Tutelar afirma que é desafio melhorar o atendimento a adolescentes infratores e dependentes químicos
Menino foi encontrado em árvore, onde ele disse viver há 15 dias
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Uma história um pouco confusa movimentou Votuporanga no feriado de Corpus Christi, última quinta-feira, um menino de 17 anos de idade foi encontrado vivendo em uma árvore, na rua José Cherobino Borges, no bairro Jardim Alvorada. Depois de atendido pelos policiais militares e Conselho Tutelar, ele foi levado até a casa de seus tios.
Quando a polícia chegou ao local, na noite de quinta-feira, um dia frio, onde o garoto montou uma casa de madeira há aproximadamente 15 dias, ele estava apenas de bermuda, camiseta e chinelo de dedo, deitado em um colchão e perto de vários objetos sujos.
No local, também foram encontrados vários utensílios domésticos, roupas, colchão, cobertas, comida e um microondas, material, que, segundo o garoto, era produto de doação ou comprados. Ele disse ainda que estava vivendo da venda de material reciclável.
De acordo com Osmair Francisco, presidente do Conselho Tutelar de Votuporanga, o adolescente contou que seus pais são separados e ele ficou sozinho na cidade. “Ele disse que a mãe mora em São Carlos e o pai é de Votuporanga, mas foi atrás de arrecadar donativos para uma folia de reis, por isso, ele ficou só e resolveu morar na árvore”.
O menino foi levado até o Plantão Policial, por volta das 23h34, onde passou suas informações. Ele disse que é usuário de entorpecentes. O conselheiro tutelar Emerson Fabiano da Silva Borges foi até o Plantão para acompanhar o caso. Por volta de 0h34, o adolescente já estava sendo levado para a casa de seus tios, que vivem em Votuporanga.
Segundo Osmair, os tios do adolescente, que em dezembro completará 18 anos, contaram que ele sempre sai de casa.
Antes do menino dizer que tinha familiares na cidade, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) foi acionado, mas o órgão não possui casa para abrigar menores infratores ou que tenham envolvimento com drogas.
Fotos: Votunews