Luiz Fernando Góes Liévana esteve na Rádio Cidade para comentar a sua gestão de quatro anos na instituição
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Luiz Fernando Góes Liévana esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade. Ele está deixando o cargo de provedor da Santa Casa, que agora passa a ser exercido pelo empresário Valmir Dornelas. Na entrevista, o ex-provedor comentou o trabalho que desenvolveu no hospital durante quatro anos, sendo dois mandatos de dois anos, destacando o valor que deu para a humanização hospitalar e como enfrentou o maior desafio de uma unidade filantrópica, a falta de recursos.
Para Luiz Fernando, todo provedor, todo administrador que entra na Santa Casa para fazer uma gestão, tem que ver primeiro a humanização. “Na frente do hospital já tem que começar a humanização com os funcionários atendendo bem. O gesto de solidariedade com o paciente é muito importante. Você tira 50% do problema dele sabendo tratá-lo. Acredito que fiz um trabalho muito bom para a instituição”.
O ex-provedor apontou diversas conquistas, como a chegada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência),a implantação da residência médica, além da administração realizada por Votuporanga das unidades do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) também nas cidades de Fernandópolis e Jales.
“Foram vários serviços que vieram para Votuporanga, como a ampliação da política de humanização; inauguração da farmácia de alto custo; a segunda fase da lavanderia hospitalar; unidade de diálise e a parceria com a Prefeitura para a OSS (Organização Social de Saúde), de onde vieram a UPA e o Samu, o Mini-hospital do Pozzobon e os consultórios municipais, que são gerenciados pela Santa Casa”, comentou Luiz Fernando.
Na segunda-feira, 15, aconteceu uma reunião do conselho administrativo, presidido por Jerônimo Figueira da Costa Filho, quando foi eleita por aclamação a nova diretoria, já que havia apenas uma chapa inscrita. Houve também a posse automática da nova diretoria. O momento foi marcado por uma comovente homenagem prestada da equipe da Santa Casa a Luiz Fernando Góes Liévana.
O hospital local possui 226 leitos, 955 funcionários na Santa Casa e 1.739 no total, somando os outros serviços de saúde prestados. Passam duas mil pessoas por dia na Santa Casa local.
Luiz Fernando, que é advogado, destinou o período da manhã durante todos os quatro anos para dedicar-se ao hospital. Além disso, fazia diversas viagens em busca de melhorias para a unidade. “Foram quatro anos de muita dedicação, amor ao hospital, amizades. Foi um local de muita reflexão. Meus pais sempre nos ensinaram que devemos respeitar as pessoas e quis passar isso para o hospital. Gosto muito da Santa Casa, entrei por amor e para trabalhar com a humanização”.
Box
Diretoria da Santa Casa de Votuporanga - Biênio 2013/2015
Valmir Antônio Dornelas (Provedor)
Carlos Humberto Tonanni Marão (1º vice-provedor)
Euclides Facchini Filho (2º vice-provedor)
Rubens Calil (1º tesoureiro)
Waldecy Bortoloti (2º tesoureiro)
Edson Prates (3º tesoureiro)
Santo Bilalba Júnior (1º secretário)
Carlos Roberto de Biazi (2º secretário)
Helton Renato Borges (3º secretário)
Luiz Alberto Mansilha Bressan
Eduardo Pardo da Costa
Renato Gaspar Martins
Marcelo José Madrid