Governo Federal vai oferecer benefício para serviços de média complexidade realizados nos hospitais
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade. O recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo começou ontem e os legisladores aproveitam o momento para visitar suas regiões e ouvir as reivindicações da população. Itamar comentou as medidas adotadas pelo Governo Federal com relação aos pedidos das Santas Casas do país.
Itamar faz parte da Frente Parlamentar em prol das Santas Casas, que tem defendido os pedidos dos hospitais, como o de reajuste da Tabela SUS. “Votuporanga tem se destacado neste movimento, porque o país pedia por melhorias e começou aqui a união das forças por esta solicitação de um pagamento melhor pelos serviços prestados”, falou.
De acordo com o deputado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que esteve com os representantes dos movimentos e está tomando algumas medidas para ajudar. “Com relação à dívida, tinha sido aprovado um parcelamento, mas a presidente Dilma Rousseff vetou a pedido do ministro da Saúde. Agora, foi criado um mecanismo para que a Santa Casa que pagar em dia, tenha um mês de conta anulada, durante 15 anos, limpando uma pendência muito grande dos hospitais que estavam impossibilitadas de responder a este compromisso”, explicou.
Para Itamar, o Governo Federal ganha com o compromisso e ajuda as Santas Casas. “Outro item é a contratualização entre Governo Federal e Santas Casas. O valor pago pelos procedimentos será alterado e embutido um reajuste da tabela SUS de 50% na média complexidade. A Santa Casa de Votuporanga tem maioria dos procedimentos de média complexidade. O compromisso do ministro é reajustar com base no teto do histórico, fazendo uma nova contratualização. O compromisso do ministro é para janeiro de 2014. Com relação à amortização da dívida, depende de aprovação no Congresso Nacional”.
Em contrapartida, o Governo Federal pede a ampliação do atendimento à população, em procedimentos que já são realizados ou com novos serviços.
“O momento é de conquista e vamos acompanhar a concretização. Podemos agora buscar um equilíbrio das contas dos hospitais. Lembrando que a saúde é sem duvida nenhuma a área que mais precisa de atenção urgente”.
Ainda em Votuporanga, Itamar visitou os projetos que receberam emendas suas e que estão em execução, algumas delas atendem a pedidos dos vereadores e prefeito de Votuporanga. Entre as entidades atendidas por Itamar estão a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Recanto Tia Marlene e Santa Casa.
Mobilização
Itamar comentou ainda as mobilizações que acontecem no país contra a corrupção e as desigualdades. “O Brasil vai se tornar melhor com este movimento, já estamos sentindo que este reclamo das ruas levou todos à reflexão. A voz do povo é capaz de fazer com que as coisas sejam corrigidas”, finalizou.