A partir do dia 1º de agosto, a Prefeitura vai intensificar a confecção de sarjetões
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, dirigida por Waldir Aparecido Petenucci, realizou ontem, às 16h, na Câmara Municipal, uma audiência pública para exposição dos trabalhos realizados no primeiro semestre no ano. A confecção de sarjetões tomou conta dos debates com os vereadores.
Este serviço é muito solicitado pela população, por isso, os membros do legislativo cobraram mais agilidade nos trabalhos.
De acordo com o secretário, a Prefeitura está contratando uma empresa para dar uma arrancada na confecção de sarjetões, porque o melhor período para fazê-los é de agosto a outubro. “Queremos executar pelo menos três por dias. Temos várias solicitações de vereadores; a gente entende que vocês (vereadores) sofrem uma cobrança muito grande. Vamos atender os pontos mais críticos agora. Onde for designado o recapeamento, a gente vai fazer primeiro o sarjetão”, comentou o secretário.
No início do ano, a Prefeitura fez uma reengenharia com a Saev Ambiental para que ela também tapasse os buracos dos cortes que faz quando precisa reparar o sistema de abastecimento de água. A Saev contratou uma empresa para fazer estes sarjetões, foram confeccionados 85, mas o trabalho não bem-sucedido.
A partir do dia 1º de agosto, a Prefeitura vai intensificar a confecção de sarjetões, que promovem o direcionamento e o escoamento das águas pluviais sem deteriorar o pavimento, agregando com o recapeamento.
Lombada na Emílio Arroyo Hernandes
Sobre a lombofaixa que vai substituir o semáforo na avenida Emílio Arroyo Hernandes, secretário explicou que a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança Pública solicitou que seja aguardado o final de um estudo sobre a colocação deste dispositivo.
Funcionários
Questionado sobre a agilidade de sua equipe, Waldir contou que no início da primeira gestão de Junior Marão, a sua pasta tinha 159 funcionários e hoje conta com apenas 81. “É uma turma que trabalha muito. Foram feitas grandes obras em Votuporanga e estamos aumentando de cinco a seis avenidas. A demanda por serviço é muito grande”.
Desmembramento da Secretaria
Waldir falou ainda do interesse da Prefeitura de dividir a Secretaria de Serviços Urbanos em dois prédios, ficando parte da equipe na zona norte. “A licença para armazenamento de combustível no local demoraria muito. Tínhamos a intenção de usar o prédio do Ecotudo Norte, que é alugado, mas resolvemos não dar sequência a este projeto”, falou.
Outros serviços
O secretário destacou diversos serviços, entre eles: manutenção de estradas, abertura de ruas e marginais, limpeza de caixa de contenção de águas fluviais em estradas rurais, entrega de terras para obras da Prefeitura, terraplanagem, compactação de terra, confecção de galerias, limpeza de praças, entre outros. Foram utilizadas no semestre 474.720,00 quilos de massa para a operação tapa buracos.
A Secretaria desenvolve serviços em parceira com outras pastas, como a participação em arrastões da Saúde, quando fizeram 341 viagens para retirada de entulhos, em campanhas contra a leishmaniose e mais 230 mutirões.