Os títulos a Jair e Cuin são indicações do vereador Osvaldo Carvalho; por iniciativa do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso será homenageado Luiz Augusto de Oliveira
Jair Batista de Oliveira (Jair Jóias)
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Câmara Municipal de Votuporanga realiza hoje, às 9h30, uma sessão solene em comemoração ao aniversário de 76 anos do município, com a entrega de três títulos de “Cidadãos Votuporanguenses”, destinados ao comerciante Jair Batista de Oliveira (Jair Jóias), o ex-servidor da Câmara Municipal, Waldenir Aparecido Cuin, e o comerciante Luiz Augusto de Oliveira, presidente da ACV (Associação Comercial de Votuporanga).
O título é o reconhecimento dos trabalhos prestados por estes cidadãos ao município.
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Eliezer Casali, o evento contará ainda com a participação da Banda da Polícia Militar de São José do Rio Preto.
Os títulos a Jair e Cuin são indicações do vereador Osvaldo Carvalho; por iniciativa do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso será homenageado Luiz Augusto de Oliveira.
“As portas da Casa são abertas a toda a comunidade. Faço o convite às pessoas que nunca foram à Câmara, amanhã é feriado, esteja lá, prestigie, conheça, participe de uma sessão solene, que é algo muito bonito, um ato cívico em comemoração ao aniversário da cidade”, convidou o presidente da Câmara.
A Banda Regimental de Música do CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar de São José do Rio Preto) estará presente. O convite foi feito ao Coronel da Polícia Militar Azor Lopes da Silva Junior pelo vereador Eliezer Casali. A banda executará marchas, hinos e fará apresentações em homenagem ao aniversário da cidade ao público presente.
Elizer explicou que, agora, está restrita a quantidade de homenagens prestadas, para garantir credibilidade ao trabalho. “Cada vereador, durante a legislatura (quatros anos de mandato) pode propor, no máximo, duas honrarias”, destacou Eliezer.
Os homenageados
Waldenir Aparecido Cuin
Waldenir Aparecido Cuin foi servidor da Câmara Municipal durante 25 anos, desempenhando as funções de Diretor Geral da Secretaria Administrativa e chefe de gabinete. É também escritor de livros espíritas e já teve vários números publicados, entre eles: Caminhos de Esperança, Otimismo e Alegria, Perguntando e Aprendendo, Perfil da Felicidade, Em busca da paz, Mensagem de Esperança e paz, Usando nossos talentos, Multiplicando os nossos talentos e agora o mais recente Resposta dos Espíritos. O ex-servidor é também presidente da Associação Beneficente Irmão Mariano Dias.
Além disso, mantém uma coluna espírita semanal no Jornal “A Cidade”, uma mensal na “Folha Espírita” de São Paulo e uma bimestral na Revista “Verdade e Luz” de Lisboa em Portugal. E ainda, apresenta aos domingos o Programa “Momento de Reflexão”, na Rádio Clube.
“Recebo com enorme carinho esta homenagem. O que fazemos na cidade não é mais que a nossa obrigação, não me sinto merecedor da honraria, mas estou muito agradecido”, disse Cuin. Nesta data especial, ele espera que o município continue sendo próspero, ordeiro e solidário para que o progresso se instale. “Votuporanga é uma cidade pacífica e que oferece boas condições de vida”, disse.
Luiz Augusto de Oliveira (Luiz da Casa Globo)
O atual presidente da ACV (Associação Comercial de Votuporanga), Luiz Augusto de Oliveira, nasceu em 25 de agosto de 1942, na cidade de Neves Paulista-SP. Casou-se e teve dois filhos: Marta Regina e Carlos Alberto. Após casar-se mudou para São José do Rio Preto e trabalhou como cobrador de ônibus e vendedor na Regente Loja de Tecidos, em seguida mudou-se para Cosmorama onde também trabalhou como vendedor na Loja Serrana, decidiu então mudar-se para Votuporanga, onde foi sócio de um bar.
A partir da sua experiência como comerciante, decidiu montar seu próprio negócio, surgindo assim a Casa Globo Tecidos, hoje a loja está instalada na rua Pernambuco. Foi reeleito presidente da ACV esse ano e possui grande prestígio entre os empreendedores da cidade.
“Me sinto muito feliz em ser homenageado. São quase 50 anos em Votuporanga, cidade, que do tempo que vim morar, se desenvolve em grande velocidade, conquistando muitos moradores. É uma das melhores para se viver. Espero que continue prosperando, porque o futuro da nossa região é Votuporanga”, falou.
Jair Batista de Oliveira (Jair Jóias)
Jair Batista de Oliveira nasceu em Américo de Campos, em 9 de setembro de 1.958, veio para Votuporanga em 1970 e seu primeiro emprego foi na Relojoaria A Pontual, a qual localizava-se no Mercadão Municipal, onde chegou a ser gerente. Abriu o Jair Jóias em 1987 e atualmente possui duas lojas com 10 funcionários.
Foi um dos fundadores da Associação dos Comerciários de Votuporanga, atual Sindicato dos Empresários do Comércio e por diversas vezes fez parte da diretoria da Associação Comercial. Um dos fundadores do Lar Recanto da mãe e presidente por nove anos, hoje é tesoureiro da entidade.
Um dos fundadores do Fisav, já foi presidente por três anos e conseguiu mais de 1 milhão de reais para as entidades assistenciais, atuando hoje como 2º tesoureiro.
“Estou muito feliz em receber este título. Afinal, é uma honra ter reconhecido o que você faz por sua cidade”, disse Jair.
Sobre Votuporanga, ele comentou que o município cresce muito. “É uma cidade muito boa para se morar; gosto muito daqui”.