Maria Eugênia Camolesi Nabuco é professora na França; ela está acompanhada do marido, Eric Plaisance
Karolline Bianconi
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A família Nabuco Campos recebe neste mês a visita do casal Maria Eugênia Camolesi Nabuco e Eric Plaisance. Ela é filha de Leda Camolesi Nabuco, e do ex-prefeito de Votuporanga, Hernani de Mattos Nabuco, que administrou a cidade na década de 1960, por dois mandatos. O casal está hospedado na casa de Reynaldo Záccara Campos e Maria Leda Campos (irmã de Maria Eugênia).
Natural de São José do Rio Preto, Maria residiu em Votuporanga desde 1949. Mora em Paris há 25 anos. Trabalha como professora convidada na Universidade de Roma 4. Já ministrou aulas e fez conferências em Paris, Suíça e outros.
O jornal A Cidade foi convidado a conversar com o casal, que atualmente reside em Paris. Ambos possuem carreiras destinadas à educação, sendo professores convidados em várias universidades do mundo.
Formação
Maria Eugênia é psicóloga clínica e psicanalista, com doutorado em psicopatologia fundamental e psicanálise na Universidade Denis Diderot, Paris VII, Jusieu, França. É pós-doutorada pelo Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade de Paris Descartes, Sorbonne.
Plaisance é professor emérito de Ciência da Educação, e ministra aulas na Universidade Sorbonne. Também é pesquisador em todo mundo, participando de conferências no Japão, Canadá, Cuécia, Itália, Portual, Espanha, Brasil, entre outros países. Sua especialidade é educação inclusiva.
Encontro
Eric Plaisance explica que em outubro fará um encontro na Unesco em Paris, um encontro internacional sobre educação inclusiva. Entre as personalidades, o ex-presidente do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e professor da PUC de Belo Horizonte, Roberto Jamil Cury, alem do Ministro da Educação da França.
“Este será um encontro muito importante, onde será orientada sobre a aplicação e formação do professor em como melhorar a educação inclusiva, além de discutirmos a políticas públicas, formação de professores e tirar prática de inclusiva”, disse.