Dando continuidade à campanha do Centro Social de Votuporanga para que as empresas ofereçam oportunidades de trabalho aos jovens atendidos pela instituição, lideranças da cidade reuniram-se ontem com gerentes de agências bancárias, na ACV (Associação Comercial de Votuporanga).
No encontro, estiveram o deputado estadual Carlão Pignatari; o presidente da ACV, Luiz Augusto de Oliveira; a presidente do Centro Social, Bader Lorente e a coordenadora do Dafic, Camila Santana; os gerentes Nestor Waideman Júnior, do Banco do Brasil da Zona Norte, José Possetti Filho, do BB centro, José Alves de Lima, do BB Alphacenter; José Márcio Castro Marin, do Bradesco; Vitor da Silva Fredi, da Caixa da Zona Norte; Marcelo de Oliveira Carneiro, da CEF centro; Gilson Pereira Rizato, do Bando Mercantil do Brasil; João Henrique de Lima, do Santander; e Lucineia Franco de Souza, do Itaú.
Carlão expos que o governo federal tem destinado recursos para a capacitação de jovens aprendizes, porém, muitas empresas e instituições não estão utilizando os adolescentes que são treinados nas entidades que trabalham especificamente para esse fim, como é o caso do Centro Social.
Bader Lorente, por sua vez, fez uma ampla explanação sobre as atividades do Centro Social, uma instituição fundada há 44 anos, com o objetivo de trabalhar com as famílias, encaminhando os adolescentes para o mercado de trabalho. “Não há dignidade na pessoa com fome, como também não há dignidade na pessoa que depende de cesta básica para viver”, declarou.
A presidente do Centro Social engrossou o pedido feito pelo deputado e apelou para que os bancos contratem os jovens treinados na instituição. “O Centro Social tem tudo para deixar o adolescente bem preparado para o mercado de trabalho”.
O presidente da ACV, Luiz de Oliveira, fez um agradecimento especial aos gerentes de bancos, por terem atendido o convite e comparecido em massa para o encontro desta segunda-feira, numa demonstração de que estão interessados em colaborar.
Na sexta-feira (dia 30), diversas lideranças de Votuporanga, entre as quais o deputado Carlão e o prefeito Junior Marão, se reuniram no Centro Social, para pedir apoio aos jovens que receberam qualificação na entidade. As autoridades fizeram um apelo para que as empresas prestigiem a contratação de jovens da cidade.
Bader Lorente ressaltou que o trabalho da entidade é oferecer oportunidade para jovens de 15 a 17 anos, que estão em risco, oferecendo capacitação e qualificação para integrarem o mercado de trabalho. Há vagas para auxiliar de escritório, almoxarifado e vendedor no comércio para os adolescentes.
Para o deputado Carlão Pignatari, “foram dois encontros muito produtivos, pois as empresas e agências bancárias estão atentas às necessidades de nossa cidade e, com certeza, vão oferecer vagas para nossos jovens. Assim, eles podem se encaminhar rumo a uma profissão digna e ajudar as suas famílias”, concluiu o deputado.