Aparelho instalado em cruzamento da avenida Emílio Arroyo Hernandes está desligado desde maio deste ano
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Começou na Zona Norte de Votuporanga um abaixo-assinado destinado ao prefeito Junior Marão pelo funcionamento do semáforo e fechamento do canteiro central que dá acesso ao Supermercado Santa Cruz, na avenida Emílio Arroyo Hernandes.
Esta iniciativa nasceu na Comunidade Santo Antônio, com moradores do Parque das Nações.
No documento, os moradores dizem que “respaldados pela Constituição Federal em seus artigos 5° e 6°, como também pelo capítulo V do Cidadão em seus artigos 72 e 73 do Código Nacional de Trânsito Brasileiro, solicitam o religamento do semáforo da avenida Emílio Arroyo Hernandes, esquina com a rua Joaquim Antônio Escabim, em frente ao Supermercados Santa Cruz no bairro Pozzobon”.
De acordo com o documento, aquele local está colocando em risco a integridade física e a vida de muitos cidadãos, principalmente crianças e idosos (pedestres) que cruzam aquela via de acesso rápido diuturnamente, sem contar que os equipamentos foram adquiridos com recursos públicos e estão há mais de três meses desligados, enquanto crianças e idosos correm riso de serem atropelados.
As folhas que receberão as assinaturas dos moradores estão em circulação há uma semana e serão distribuídas pelo comércio local. Elas já contam com mais de 100 nomes.
De acordo com Jamil Machado Vieira, morador do Parque das Nações há quatro anos e um dos idealizadores do abaixo-assinado, o trânsito da cidade está muito complicado, especialmente naquele local. “A gente quer que religuem o aparelho e interditem o canteiro central da avenida, porque, em horário de pico, a gente fica sufocado aqui. O funcionamento do semáforo não prejudicará os acessos aos supermercado”, disse.
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de Votuporanga informa que algumas reuniões técnicas estão sendo realizadas para definir efetivamente o que será feito com o semáforo instalado na avenida Emílio Arroyo Hernandes. A intenção é apresentar uma solução o mais breve possível.
Box
Novela
O semáforo foi instalado na avenida Emílio Arroyo Hernandes, nos cruzamentos das ruas Joaquim Antônio Scabim e Vereador Haroldo Pimenta Meniti, no bairro Pozzobon, em maio deste ano. Porém, após alguns moradores reclamarem, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança desligou no mesmo mês, temporariamente, os aparelhos para execução de melhorias no local.
A reclamação era que os motoristas que faziam o sentido centro/bairro e que desejavam entrar no supermercado Santa Cruz, utilizavam uma entrada localizada no canteiro central, o que fazia esperar os motoristas que desejassem continuar o trajeto.
O engenheiro especialista em trânsito e transportes, e prefeito em exercício de Araraquara, Coca Ferraz, esteve em Votuporanga com o diretor do supermercado Santa Cruz, Renato Gaspar Martins, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, e os vereadores Edilson e Serginho, nas proximidades do semáforo. Em seguida, visitou o prefeito Junior Marão. Coca anunciou que apresentaria um projeto para que os semáforos fossem instalados no cruzamento da avenida Emílio Arroyo Hernandes com a Irene Galvani Casado (precisamente em frente ao Santa Cruz).