Em todo o Estado de São Paulo, 157 detentos que haviam sido beneficiados foram presos e reconduzidos ao sistema prisional
Presos de saidinha foram pegos descumprindo as regras do benefício e voltaram para a cadeia mais cedo (Foto: Reprodução)
Da redação
A Polícia Militar de Votuporanga, por meio da Força Tática, capturou dois presos que estavam desfrutando dos benefícios da “Saidinha Temporária”, após descumprirem as regras estabelecidas pelo benefício logo no primeiro dia após deixarem a cadeia. Os dois foram encontrados próximo a bares e pontos de venda de drogas, o que é proibido para quem está de saidinha.
Um deles foi flagrado durante patrulhamento tático na zona Sul. Lá, os militaras encontraram dois indivíduos, sendo que um deles estava com tornozeleira eletrônica. Ao abordar e fiscalizar o suspeito, foi constatado que ele estava descumprindo uma medida judicial, já que não poderia estar próximo de locais frequentemente visitados por usuários e traficantes de drogas.
Em seguida, enquanto realizavam o procedimento de captura, os PMs encontraram outro indivíduo, também com tornozeleira eletrônica, na área comercial da cidade. Este também estava descumprindo a medida judicial. Desta forma foi dada voz de prisão aos dois, submetidos à exames de corpo de delito e posteriormente encaminhados ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Riolândia, onde permanecem à disposição da Justiça.
Em todo o Estado de São Paulo, 157 detentos que haviam sido beneficiados foram presos e reconduzidos ao sistema prisional. Desde o ano passado, os detentos flagrados pelos policiais infringindo as normas impostas pelo Poder Judiciário são conduzidos imediatamente ao estabelecimento prisional, conforme prevê uma portaria publicada pela Secretaria da Segurança Pública com a anuência da Secretaria de Administração Penitenciária.
Além disso, um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça do Estado facilitou o acesso de policiais aos processos dos réus que cumprem a pena fora das prisões. Por meio dos dispositivos móveis, é possível consultar a situação prisional do abordado e, assim, verificar se as medidas cautelares impostas pela Justiça estão sendo cumpridas.
Essa é a terceira “saidinha” concedida pela Justiça no ano no estado de São Paulo. Os detentos devem voltar às penitenciárias na próxima segunda-feira (23). Na última saída temporária, realizada entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados em todo o Estado pelas forças de segurança.