Conselho daquela cidade orientou que os pais de uma aluna faltosa acompanhassem a filha
Da Redação
Uma nova decisão tomada pelo Conselho tutelar de Fernadópolis em conjunto com a Vara da Infância e Juventude daquele município voltou a repercutir nacionalmente. Dessa vez, os pais de uma adolescente de 14 anos foram orientados a acompanhar a jovem dentro da sala de aula, em uma aitude extrema de evitar que ela se evadisse da escola para consumir bebidas alcoólicas.
A adolescente faltou mais de 30 dias este ano às aulas. Os pais já não sabiam mais o que fazer. Levavam a filha até a porta da escola, mas ela insistia em sair. “Eu ficava na rua, eu e minha amiga, porque nós não gostamos de estudar. A gente ficava na casa de uns colegas”, conta a menina.
Os pais decidiram pedir ajuda ao Conselho Tutelar que tomou uma decisão surpreendente. Determinou que a mãe da adolescente acompanhe as aulas ao lado da filha por tempo indeterminado. “Existe denúncia e informação a este conselho tutelar de adolescente evadir da escola constantemente, freqüentava as ruas, estava em situação de risco, ou seja, consumindo bebida alcoólica. Nós esperamos que essa decisão que foi tomada pelo conselho e ratificada pela Vara da Infância e Juventude contribua para explicar para menores, os adolescentes principalmente, que a escola é muito importante. Escola e família são duas instituições muito importantes da Justiça”, aponta o conselheiro tutelar Allan Mateus.
Fernandópolis ficou conhecida por medidas polêmicas tomadas para combater a evasão escolar e a criminalidade entre os adolescentes. Lá existe o toque de recolher, que proíbe que eles permaneçam nas ruas após às 23 horas, desacompanhados de um responsável. E há dois meses, está em vigor o toque de recolher nas escolas. Os adolescentes que são flagrados nas ruas pela Polícia Militar, no horário em que deveriam estar assistindo às aulas, são recolhidos e
levados de volta para a escola. Desde que a medida passou a valer, dez alunos já foram flagrados nessa situação.
Leia na íntegra a versão online